O governo federal confirmou o pagamento extra em 2024 para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), visando melhorar a condição financeira dos aposentados e pensionistas ao longo do primeiro semestre do ano. Quer saber mais sobre o pagamento extra em 2024? Leia este artigo até o fim e descubra quem vai ficar de fora desse extra.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
A importância do pagamento extra em 2024
O pagamento extra em 2024 para aposentados e pensionistas pelo INSS proporcionará um impacto econômico significativo e auxiliando na cobertura de despesas comuns. Os beneficiários devem acompanhar os cronogramas de pagamento, verificar suas informações cadastrais e planejar financeiramente o uso desse recurso para melhorar sua qualidade de vida. Essa medida reforça o suporte do governo à população economicamente vulnerável e contribui para a estabilidade financeira do país.
Quem receberá o pagamento extra em 2024
O pagamento extra em 2024 será depositado em duas etapas, com a primeira prevista para o final de abril ou início de maio, e a segunda para o último dia de maio ou começo de junho. Isso visa facilitar a gestão financeira dos idosos e demais grupos beneficiados, proporcionando maior flexibilidade no orçamento. Os contemplados são:
- Aposentados
- Pensionistas por morte
- Recebedores de auxílio por incapacidade temporária
- Beneficiários de auxílio-acidente
- Indivíduos com direito a auxílio-reclusão.
Leia Mais: Confira agora o Passo a Passo para Consultar e Receber a Restituição do IRPF 2024
Quem não receberá o pagamento extra
O pagamento extra em 2024 será restrito para alguns grupos. Isso ocorre porque o benefício do INSS só é concedido aos segurados que contribuíram com a Previdência Social. Portanto, alguns cidadãos que recebem pagamentos do INSS não terão direito a esse abono.
É o caso dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Por ser um benefício assistencial, o BPC não dá direito ao pagamento extra em 2024. Assim, receberão esse benefício apenas os segurados contemplados com aposentadorias, pensões ou auxílios do INSS.
As pessoas com deficiência de baixa renda não receberão o adiantamento do 13º salário, ficando sem esse benefício durante esse período.
Datas de pagamento do 13º salário
O INSS estrutura o calendário de pagamento do 13º conforme o último número do NIS do beneficiário, estabelecendo datas distintas para aqueles que recebem até um salário mínimo e para os que recebem acima desse valor.
Essa programação de pagamento visa simplificar o acesso dos beneficiários aos seus benefícios, trazendo benefícios econômicos e melhorias na qualidade de vida para os envolvidos.
Veja também: DIRETO de BRASÍLIA 13º + 14º salário para APOSENTADOS e PENSIONISTAS em 2024
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!