O INSS liga para aposentados por telefone para esclarecer dúvidas e solicitar documentos. A ação faz parte de um processo de modernização do órgão e de melhoria no atendimento aos beneficiários.
O contato telefônico é uma forma de agilizar o processo de análise dos benefícios, evitando que os segurados precisem se deslocar até uma agência do INSS. A medida também é uma forma de melhorar a comunicação entre o INSS e os beneficiários, tornando o atendimento mais eficiente e personalizado.
É uma iniciativa que visa melhorar a experiência do segurado com o INSS, tornando os atendimentos mais ágil, conveniente e acessível.
Continue lendo e saiba mais!
Por que o INSS liga para aposentados?

O INSS realmente está fazendo ligações, mas o número que deve aparecer no visor é 11 2135 0135. O INSS não pedirá números de documentos, fotos para biometria, número de conta-corrente ou senha bancária.
Leia mais: IMPORTANTE: Juiz Ordena Revisão nos Cálculos da Aposentadoria pelo INSS – Confira os Detalhes!
Os motivos das ligações podem variar, mas incluem:
Esclarecimento de dúvidas sobre benefícios: O INSS pode entrar em contato para esclarecer dúvidas sobre o andamento de um benefício, como o valor, o prazo de pagamento ou a documentação necessária para a concessão.
Solicitação de documentos: O INSS pode solicitar documentos para comprovar a regularidade do segurado, como Carteira de Trabalho, comprovante de renda e declaração de imposto de renda.
Atualização de dados: O INSS pode entrar em contato para atualizar os dados cadastrais do segurado, como endereço, telefone e e-mail.
Leia mais: URGENTE: Juiz Determina que INSS Refaça Cálculos da Aposentadoria – Veja agora mais
Como saber se a ligação é do INSS?
É fato, que as ligações atualmente, estão deixando a população bastante apreensiva, muitos casos negativos de pessoas, más intencionadas, têm gerado prejuízo e preocupação. Para saber então, se o INSS liga para aposentados, o segurado deve verificar se o número do telefone é o 11 2135 0135, a central de atendimento do órgão.
Além disso, o atendente deve se identificar como funcionário do INSS e fornecer o número do protocolo da ligação. E segue abaixo, outras dicas para que você atenda a ligação e fique bastante atento.
Leia mais: Idosos, saibam como obter sua CASA GRATUITA pelo governo – Consulte agora!
O que fazer quando o INSS liga para aposentados?
Se o segurado receber uma ligação do INSS, deve atender e prestar as informações solicitadas pelo atendente. No caso de dúvidas ou questionamentos, o segurado pode solicitar que a ligação seja transferida para um supervisor ou para a central de atendimento do INSS.
É importante ressaltar que quando o INSS liga para aposentados, ele não solicita senhas, números de cartão de crédito ou dados bancários por telefone. Se o segurado receber uma ligação solicitando essas informações, deve desconfiar e não fornecer, nenhum dado pessoal.
Infelizmente, muitas pessoas simples, se deixam levar por uma ligação onde a pessoa é educada, cordial. Porém é apenas estratégias utilizadas por essas pessoas para não levantar nenhuma suspeita e logo concretizar golpes.
Leia mais: NOVIDADE: Idade Mínima nas Aposentadorias não é mais requisito – Saiba agora como será!
O INSS está trabalhando para melhorar o atendimento aos segurados e para tornar o processo de concessão de benefícios mais rápido e eficiente. As ligações telefônicas são uma forma de agilizar o atendimento e de esclarecer dúvidas de forma mais rápida e prática. Por isso, o INSS liga para aposentados.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

