O INSS divulgou lista de beneficiários que terão seu salário cortado no ano de 2023 por conta de falta de prova de vida. Continue lendo para descobrir quem sofrerá esse corte e o que fazer para regularizar a situação.
Como vai funcionar o corte de benefícios por falta de prova de vida
O INSS divulgou uma lista de servidores inativos e pensionistas de funcionários do Órgão que terão pagamento suspenso por não atenderem à convocação para a realização da prova de vida. A prova de vida se refere ao mês de julho, portanto, são aniversariantes desse mês.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como restabelecer o pagamento?
De acordo com o Órgão, o restabelecimento do pagamento fica condicionado à regularização da prova de vida. Para isso, basta comparecer até a agência onde recebe o seu benefício, portando um documento oficial de identificação com foto.
Assim que o beneficiário regularizar a situação, voltará a receber na primeira folha de pagamento disponível para inclusão.
Leia mais: FIQUE POR DENTRO: Descubra os 2 motivos que podem levar à suspensão do seu benefício pelo INSS
O que fazer em caso de impossibilidade de comparecimento?
De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União, caso o beneficiário seja impossibilitado de comparecer até uma agência para realizar a prova de vida, deverá solicitar visita técnica para comprovação da vida do titular. Nesse caso, o pagamento fica restabelecido até o dia da visita técnica.
Leia mais: TEM DINHEIRO PERDIDO? R$7,1Bi no BANCO CENTRAL ainda não foram retirados – Saiba os detalhes!
Prova de vida de outubro para os demais beneficiários
A partir de agora, a prova de vida do INSS será de responsabilidade da própria Previdência Social. Assim que o beneficiário atualizar os seus dados nas plataformas do Governo, fica entendido que ele está vivo. Por exemplo, se o beneficiário consultar pelo SUS, atualiza essa informação.
A data de referência para a prova de vida é o mês de aniversário do beneficiário. Ou seja, em outubro, o INSS começa o procedimento para quem aniversaria neste mês. O prazo é até 10 meses após o aniversário. Quando não for possível comprovar a vida, o beneficiário recebe notificação para comparecer às agências.
Leia mais: ALERTA BENEFICIÁRIOS: INSS revela 3 NOVAS BOAS NOTÍCIAS – Descubra agora!
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!