O endividamento entre os aposentados e pensionistas do INSS é uma realidade. Por conta disso, muitos deles acabam recorrendo a alguma linha de crédito para conseguirem um valor a mais para seus gastos cotidianos. Uma dessas linhas é o empréstimo consignado do INSS. O problema é quando ele também passa a ser um problema. Confira o que fazer.
Contratar o empréstimo consignado do INSS parece muito vantajoso para os beneficiários, pois ele possui as melhores condições de pagamento e as menores taxas de juros. Contudo, por conta de os beneficiários do INSS possuírem essas condições facilitadas, acabam recorrendo a essa linha de crédito frequentemente. Entenda melhor sobre isso:
Empréstimo consignado INSS- como funciona

Os beneficiários que contratam empréstimo consignado do INSS podem usar 35% de seu salário para o pagamento da linha de crédito. Os valores são descontados diretamente da conta de quem contratou, e isso reduz as chances de não pagamento.
Não são apenas os beneficiários do INSS que podem contratar o empréstimo consignado, apesar de a maioria dos bancos apenas liberar para esse público. Ela também pode ser contratada por funcionários públicos e militares. Mas, nesse caso, as regras são diferentes, assim como margem e taxa de juros, pois os órgãos regulamentadores são diferentes.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Taxa de juros do empréstimo consignado caiu
As taxas de juros dos empréstimos consignados do INSS caíram de 1,97% para 1,91% após decisão do Conselho Nacional de Previdência Social. Essa diminuição ocorreu por conta da queda da Taxa Selic. Dessa forma, nenhuma instituição financeira poderá cobrar mais que isso de taxas de juros.
Leia mais: Novo Aumento de mais de R$1.000 liberado para Aposentados – Veja agora
Como evitar dívidas decorrentes de empréstimo consignado do INSS?
O primeiro passo é analisar se a contratação realmente é válida, pois a linha de crédito acaba sendo mais barata e, por conta disso, os beneficiários contratam para quitar contas cotidianas, ou contratam um alto valor sem considerar que poderá sobrar pouco para as necessidades básicas posteriormente. Sempre analise as suas finanças antes de fazer a contratação.
Outra dica é ficar atento às condições impostas por quem está ofertando a linha de crédito. O próprio INSS orienta a não contratar caso o banco informe que precisa contratar algum outro produto junto. Por exemplo, alguns bancos somente liberam com a contratação de seguro de vida. Mas, isso se chama venda casada e é proibido pelo Código do Consumidor.
Leia mais: Ótima notícia: SALÁRIO DOS APOSENTADOS REAJUSTADO – Veja novo valor liberado
Saia das dívidas com o Caminho da Riqueza!
O Caminho da Riqueza é um guia abrangente que o auxiliará a atingir a independência financeira e obter uma vida mais estável. A plataforma apresenta uma linguagem simples e de fácil compreensão, fornecendo recursos valiosos para transformar a sua relação com o dinheiro.
Com o Caminho da Riqueza, você vai obter dicas de como criar um plano realista de organização de finanças e a identificar novas fontes de renda. Essa plataforma conta com dicas de especialistas não só em finanças, mas em áreas da saúde para que você tenha uma melhor qualidade de vida.
Leia mais: INSS APROVA 2 SURPRESAS na conta dos APOSENTADOS e PENSIONISTAS – Confira agora e não perca tempo
Veja também
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!