O INSS, finalmente, colocou em vigor o novo procedimento para a realização da prova de vida do INSS em 2023. O processo já começou a valer e os benefícios também podem ser suspensos, o que preocupa e deixa os beneficiários com dúvidas. Confira agora como funciona.
A prova de vida do INSS é um procedimento muito importante para que o Órgão consiga verificar se os beneficiários estão vivos e aptos a receberem o salário da Previdência Social. Sendo assim, consegue identificar quem comete fraude e parar de pagar aqueles que não possuem o direito, abrindo espaço para novos beneficiários.
Entretanto, algumas pessoas que não estão com nenhuma irregularidade também poder ter o benefício suspenso caso não realizem a prova de vida do INSS em 2023. Isso porque, algumas vezes, não se dão conta que não está tudo certo com as suas informações. Ainda mais agora que a forma de fazer o procedimento mudou.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Quais as principais mudanças na prova de vida do INSS em 2023?

A prova de vida do INSS em 2023 vai funcionar da seguinte forma: não são mais os beneficiários que precisam realizar de maneira presencial. Agora, o próprio INSS vai fazer uma consulta baseado nos dados existentes nos sistemas do Governo.
Resumindo, se o beneficiário do INSS fizer alguma atualização nas plataformas/sistema do Governo, ele garante que está vivo e apto para receber seu benefício. O INSS divulgou uma lista com os procedimentos que valem para a prova de vida no ano de 2023. Confira.
Lista do que vai valer para prova de vida do INSS em 2023
- acesso ao aplicativo Meu INSS, com selo ouro ou outros aplicativos ou sistemas do Órgão e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
- realização de empréstimo consignado, feito por reconhecimento biométrico;
- atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras;
- perícia médica por telemedicina ou presencial;
- atendimento no sistema público de saúde ou rede conveniada;
- vacinação;
- cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
- atualizações no Cadastro Único, somente quando for efetuada pelo responsável pelo grupo;
- votação nas eleições;
- emissão ou renovação de passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar, carteira de identidade ou outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
- recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
- declaração de imposto de renda como titular ou dependente.
Leia mais: PÉSSIMA NOTÍCIA PARA APOSENTADO: INSS está fazendo corte nas aposentadorias
Quem precisa fazer no 2º semestre do ano
A data referência para a prova de vida continua sendo o aniversário do beneficiário. Então, a prova de vida no segundo semestre do ano fica destinada para os beneficiários que fazem aniversário nesse período.
A data limite para a comprovação da vida do beneficiário do INSS é 10 meses após o seu aniversário. Caso não seja possível realizar a prova de vida dessa forma, ocorre a notificação para os beneficiários, que possuem 60 dias para regularizar a situação.
Leia mais: Prova de Vida INSS AGOSTO 2023: Confira quem precisa realizar o procedimento
Suspensão dos benefícios em 2023
Nesse período de 60 dias, o beneficiário deve procurar uma agência presencialmente, ou realizar a prova de vida digital. Passados esses 60 dias, caso não haja a regularização, o INSS encaminha um servidor até o local. Se mesmo assim não conseguir comprovar a vida do beneficiário, poderá haver a suspensão.
Após seis meses, pode acontecer o corte definitivo do benefício. Se isso ocorrer, o beneficiário precisa começar o procedimento do zero, fazendo a solicitação da concessão, o que implica que ele vai para a fila do INSS novamente.
Leia mais: INSS mudou algumas regras do Empréstimo Consignado: Como vai funcionar
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!