Mediante o procedimento da prova de vida, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) garante a manutenção dos beneficiários previdenciários. Consequentemente, após a confirmação que os aposentados e pensionistas estão vivos, o órgão da continuidade aos pagamentos mensais.
Todavia, a comprovação passou por inúmeras mudanças, principalmente no período da pandemia. Mas uma dessas modificações veio para ficar e teve sua implementação ainda em janeiro e está valendo também para o mês de agosto.
Vale relembrar que o INSS exigia que os beneficiários fizessem a prova de vida presencialmente na agência bancária responsável pela disponibilização dos seus pagamentos. Desse modo, se deixassem de fazer o procedimento, especificamente no mês do seu aniversário, aumentavam as chances de suspensão dos repasses menais.
Continue acompanhando e confira em seguida como está funcionando a prova de vida INSS no mês de agosto!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Prova de vida do INSS de agosto permanece com mudanças

Como mencionamos, a adoção da prova de vida pelo INSS, garante, além da manutenção dos benefícios previdenciários, a continuidade dos pagamentos mensais e a localização de benefícios com indícios de irregularidade. Ressaltando, desse modo, a importância da efetivação do procedimento par aos aposentados e pensionistas.
Leia em seguida: GOLPE DA PROVA DE VIDA DO INSS: Veja como se prevenir!
Neste mês de agosto, as mudanças implementadas no procedimento ainda ano mês de janeiro continuam produzindo efeitos, ou seja, seguem em vigor, conforme disposto na Portaria n.° 1.408 do Instituto. Isso porque, agora, a prova de vida, passou a ser feita de forma automática, dispensando que os beneficiários compareçam na agência bancária comprovar que está vivo.
Para essa automatização, o órgão utiliza o cruzamento de dados em bases de dados governamentais. Dessa forma, não precisam ficam preocupados em fazer a comprovação em agosto de forma presencial, ficando opcional. Mas se dados não forem localizados do segurado, ele vai ser notificado para fazer a prova de vida.
Atos considerados prova de vida em agosto
- Uso do site ou aplicativo Meu INSS;
- Contratação de empréstimo consignado por meio de reconhecimento biométrico;
- Comparecimento em uma agência do INSS;
- Realização da perícia médica do INSS;
- Vacinação;
- Atualização do CadÚnico;
- Recebimento de benefício por reconhecimento biométrico;
- Participação nas eleições, entre outros.
Leia em seguida: FIQUE ATENTO: Prazo de Prova de Vida INSS 2023 em AGOSTO – Veja quem precisa fazer
Como saber se meu nome está na lista para fazer a prova de vida INSS agosto 2023?
A prova de vida INSS do mês de agosto segue sendo feita pelo cruzamento de dados em bases governamentais. Portanto, se dados não foram localizados nas bases, os aposentados e pensionistas vão ter seus nomes inclusos na lista de regularização e vão receber uma notificação.
Leia em seguida: NÃO DEIXE PASSAR A DATA: Prova de Vida INSS 2023 – Confira a lista para AGOSTO!
Por fim, se o segurado deixar de responder à notificação, um servidor do Instituto, deve se desloucar até sua residência para averiguar.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!