Durante o mês de julho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem a intenção de realizar mutirões em diversos municípios do Rio de Janeiro na intenção de conceder o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) a pessoas com deficiência.
Nesse sentido,1.440 vagas serão disponibilizadas para avaliação dos candidatos, com a colaboração das agências de assistência social. O objetivo é agilizar o atendimento e a concessão dos benefícios, reduzindo a fila de espera do INSS.
A seguir, você encontra maiores informações sobre os mutirões do INSS no Rio de Janeiro, incluindo calendário e locais de atendimento. Continue lendo para mais detalhes.
Como Funcionará o Atendimento nos Mutirões do BPC?
Primeiramente, os mutirões estão previstos para ocorrer em oito agências da Previdência Social, sendo que estas estão localizadas na capital e na Baixada Fluminense. Assim, as análises irão ocorrer nos sábados, das 7h às 14h. Para receber o atendimento, os candidatos devem agendar o atendimento através do número 135, pelo site ou aplicativo Meu INSS.
Como vimos anteriormente, a ação faz parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), criado para reduzir o tempo de espera e o número de solicitações pendentes para obtenção de benefícios previdenciários e o BPC do governo.
Calendário dos mutirões

Dia 6 de julho
- Belford Roxo (100 vagas): Avenida Benjamin Pinto Dias, 895, Centro
- São Gonçalo (200 vagas): Rua Coronel Moreira César, 169, Centro
- Nova Iguaçu (160 vagas): Rua Estados Unidos, 300, Metrópole
Dia 13 de julho
- Praça da Bandeira (240 vagas): Praça da Bandeira, 96, Rio de Janeiro
- Magé (100 vagas): Avenida Simão da Motta, 785, Magemirim
Dia 20 de julho
- Realengo (100 vagas): Rua Marechal Modestino, 160, Realengo
- Duque de Caxias (220 vagas): Rua Marechal Deodoro, 500, Bairro Jardim Vinte e Cinco de Agosto
Dia 27 de julho
- Nilópolis (120 vagas): Estrada Mirandela, 355, Centro
- Avenida Brasil (200 vagas): Avenida Brasil, 17.673, Irajá
Avaliação dos solicitantes
No decorrer da avaliação, um assistente social do INSS vai conduzir a entrevista para verificar se o solicitante está de acordo com os requisitos do BPC. Dessa forma, algumas perguntas serão feitas sobre a família, situação financeira e tratamentos médicos que já ocorreram.
Para os que tem mais de 65 anos, a análise é administrativa, ou seja, não é preciso por avaliação com assistentes sociais ou perícia médica.
Benefícios do BPC/Loas
O benefício BPC paga mensalmente um benefício no valor de um salário mínimo, que em 2024, está em R$ 1.412,00. Os pagamentos ocorrem por meio do Governo Federal, por isso, o BPC não funciona como aposentadoria, ou seja, não concede direito a benefícios previdenciários como o 13º salário.
Além do mais, beneficiários do BPC não tem direito a pensão por morte. Esta assistência é fundamental para assegurar uma renda mínima para pessoas que não têm condições de manter seu sustento e de sua família.
Como agendar sua avaliação
Por fim, para realizar o agendamento e participar do mutirão, utilize uma das seguintes opções:
- Telefone do INSS, 135
- Site do INSS
- Aplicativo Meu INSS
Os mutirões organizados pelo INSS em julho são uma grande oportunidade para os que esperam a concessão do BPC/Loas devido à deficiência.
Com a ampliação do atendimento, o INSS espera diminuir significativamente a espera na fila, proporcionando um serviço mais rápido e eficiente.