O Governo Federal aprovou uma mudança no empréstimo consignado INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). De acordo com a decisão, os juros para esta modalidade ficarão menores. Vale destacar que o anúncio é feito após o Banco Central diminuir a taxa Selic, taxa básica de juros da economia brasileira. Na prática, os aposentados poderão contar com taxas menores ao solicitarem empréstimos.
Vale destacar que a mudança também é válida para quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Nesse caso, trata-se de um benefício assistencial, garantido pela LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social).
As mudanças, no entanto, foram criticadas pelos bancos, que alegam não conseguir cobrir os custos das operações de crédito. Continue lendo esta matéria para saber mais detalhes sobre a mudança no empréstimo consignado INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Mudança no empréstimo consignado INSS; confira as novas taxas de juros
Na semana passada, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) autorizou a diminuição da taxa de juros para aposentados e outros beneficiários. A mudança no empréstimo consignado INSS foi autorizada pelo Ministério da Previdência Social. Afinal de contas, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a taxa Selic de 13,25% ao ano para 12,75% ao ano.
Leia mais: VEJA AGORA! APOSENTADOS PODEM SOLICITAR ISENÇÃO DO IPTU EM 2024!
O CNPS publicou as alterações no Diário Oficial da União (DOU) na última segunda-feira (16). Então, os beneficiários poderão contar com taxas menores em consignados e no cartão de crédito, segundo a nova resolução. A finalidade da medida é ampliar o acesso da população brasileira ao crédito. Dito isso, confira as mudanças.
- Antes, os juros cobrados para empréstimos com descontos na folha de pagamento (consignado) eram de 1,91% ao mês. Agora é de 1,84% ao mês;
- Os juros para transações com cartão de crédito eram de 2,83% ao mês e passaram a ser de 2,73% ao mês.
De acordo com a nova resolução, as mudanças devem começar a valer em cinco dias.
Outro ponto importante é que a mudança no empréstimo consignado INSS também é válida para quem recebe o BPC. O benefício assistencial corresponde ao piso praticado pelo órgão, que é de um salário mínimo. Ou seja, de R$ 1320 em 2023.
Bancos criticam redução dos juros
A Febraban (Federação Brasileiras dos Bancos) criticou a decisão do Ministério da Previdência. De acordo com a entidade, as instituições financeiras não estão preparadas para a mudança no empréstimo consignado INSS. Existe a preocupação com o aumento nos custos da operação. Por outro lado, o Governo defende que a redução dos juros acompanha a taxa Selic.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirma que a medida pode beneficiar os idosos de baixa renda. Afinal, garante o acesso ao crédito para esse grupo da população.
Veja também:
Leia mais: Queda nos Juros do Empréstimo Consignado do INSS Libera Mais de R$18 Mil para Beneficiários!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.