O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) confirmou que haverá mudanças na folha de pagamento para aposentados e pensionistas neste mês. Este anúncio surgiu no contexto da implementação do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS) assinado em 18 de julho pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin, através da Medida Provisória (MP) n.° 1.181.
Atualmente, o INSS registra 1,79 milhões de pessoas esperando pela liberação de requerimentos, incluindo análises administrativas e perícia médica. O PEFPS busca reduzir essa fila de espera e acelerar a concessão de benefícios e a realização de pagamentos mensais.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
O que muda com o PEFPS?

A MP n° 1.181 abrange várias áreas, incluindo a análise de reconhecimento inicial do direito, manutenção, revisão, recurso, monitoramento operacional de benefícios e avaliações sociais, relacionadas ao INSS. O PEFPS também envolverá a realização de perícias médicas, presencialmente ou por meio de análise documental, tanto no âmbito administrativo quanto no judicial.
Leia em seguida: INSS: Bancos Anunciam Devolução em Dobro para Aposentados – Confira os Detalhes!
Quem será responsável pelo atendimento extraordinário do INSS?
Para implementar o atendimento extraordinário, o INSS recorrerá a servidores que fazem parte da carreira do segurado social. Além disso, os que fazem parte das carreiras de perito médico federal e supervisor médico pericial também contribuirão para a iniciativa.
Leia em seguida: Aposentados e Pensionistas: 4 Surpresas Imperdíveis na Folha de Pagamento do INSS!
Como será o pagamento para aposentados e pensionistas?
Graças à modernização da tecnologia utilizada pela Dataprev, o tempo de processamento da folha de pagamento da previdência social será reduzido de 96h para 48h. Essa mudança beneficiará os 38,2 milhões de segurados que atualmente recebem benefícios previdenciários.
Leia em seguida: Grande Novidade: Aposentados Receberão Valores Atrasados do INSS!
Essa alteração, no entanto, também afetará o repasse dos empréstimos consignados. Durante as 96 horas de processamento da folha de pagamento, os repasses dos empréstimos ficam paralisados. Com a redução para 48 horas, o valor contratado pode ser depositado na conta do contratante em até dois dias.
A iniciativa PEFPS é mais uma medida tomada pelo INSS para diminuir a fila de espera e melhorar o atendimento aos segurados. Resta agora observar se ela de fato trará os benefícios prometidos.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!