A princípio, continuam disponíveis cerca de R$ 7,2 bilhões em recursos “esquecidos” pela população e empresas brasileiras em bancos e outras instituições, segundo dados do SVR (Sistema de Valores a Receber). Os valores esquecidos se encontram no Banco Central.
De acordo com as atualizações do dia 11 de setembro, do total disponível, R$ 5,85 bilhões pertencem a cerca de 37 milhões de brasileiros. O restante foi “deixado para trás” por empresas. Continue acompanhando o artigo para entender se você tem direito e como deve fazer para resgatar.
Como saber se tenho direito a receber os valores disponíveis?

Em primeiro lugar, têm direito aos valores, pessoas que possuem saldo “esquecido”, seja por cobranças indevidas, contratos encerrados com instituições financeiras e outros órgãos, prêmio de loteria que a pessoa não resgatou e muito mais.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
A consulta dos valores esquecidos é liberada para qualquer pessoa, por meio do sistema do Banco Central, isso acontece, pois se trata de um dinheiro que a maioria da população não sabe se tem direito.
Sendo assim, para verificar se possui você possui algum saldo esquecido no Banco Central ou em outras instituições, basta informar seu CPF, data de nascimento e nada mais. Os valores vão aparecer para você de forma simples e automática.
Se o site pedir mais dados que isso, desconfie, pois poder se tratar de um golpe. É preciso tomar cuidado com as informações que você compartilha em sites desconhecidos.
Leia mais: Ótima notícia: Aposentados vão ter REAJUSTE de 10,68% nas análises – Confira as últimas notícias
Como resgatar o dinheiro “esquecido” no Banco Central?
Por fim, se você tiver algum valor disponível, ele aparecerá assim que você terminar de consultar. Em seguida é só informar uma chave pix. Caso você realmente tenha valores disponíveis, é preciso informar alguns dados pessoais para o Banco Central entrar em contato com você.
Confira o passo a passo para sacar o saldo a receber:
- Acesse o site do BC para consultar valores a receber;
- Clique em “Consulte valores a receber”;
- Informe se é CPF ou CNPJ, e insira os dados;
- Por fim, clique em “Consultar”;
- Se você tiver direito a algum dinheiro esquecido, o sistema informará agora. Caso a resposta seja afirmativa, acesse sua conta gov.br com CPF e senha;
- Siga as instruções informadas pelo site;
- Na data que o site informar, retorne ao SVR, acesse o sistema com sua conta gov.br, confira o valor que você tem a receber e solicite a transferência.
Após seguir esses simples passos você terá acesso ao saldo que você não lembrava que tinha, e agora vai poder usá-lo como quiser.
É bom lembrar que, conforme as normas do Banco Central, empresas que declararam falência, não pode consultar usando esse método.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.