A restituição do Imposto de Renda é realizada pela Receita Federal quando se constata que o contribuinte efetuou um pagamento superior ao exigido em seu tributo. Assim, ao analisar a declaração e perceber a existência de despesas dedutíveis no último ano, ou seja, despesas que proporcionam descontos, a parcela excedente é devolvida ao cidadão.
Após o envio da declaração, o contribuinte recebe notificações do sistema informando sobre eventuais valores a pagar ou a expectativa de restituição. No entanto, aqueles que caem na malha fina por erros ou sonegação ficam excluídos do lote regular de restituição até que realizem as correções necessárias no documento.
Veja, a seguir, como será a restituição do Imposto de Renda e como consultar o valor. Boa leitura!
Datas de restituição do imposto de renda 2023
Antes do pagamento, ocorre a consulta da restituição do Imposto de Renda, disponível uma semana antes. Portanto, é fundamental estar informado sobre as datas de liberação dos valores e os meios de consulta disponíveis para garantir o acompanhamento adequado.
Leia mais: NOVO AUMENTO do SALÁRIO MÍNIMO R$1.380 – Descubra como vai funcionar
- Pagamento em 31/05 – consulta em 24/05;
- Pagamento em 30/06 – consulta em 23/06;
- Pagamento em 31/07 – consulta em 24/07;
- Pagamento em 31/08 – consulta em 24/08;
- Pagamento em 29/09 – consulta em 22/09.
Todavia, para obter informações sobre a restituição e fazer a consulta, é necessário acessar o site Meu Imposto de Renda. Além disso, é válido mencionar que essa verificação pode ser realizada por meio do site da Receita Federal, do aplicativo Meu Imposto de Renda ou pelo acesso ao e-CAC.
Entretanto, da mesma maneira que nos demais lotes, a prioridade no pagamento da restituição do Imposto de Renda referente a esse segundo lote será direcionada aos beneficiários que se enquadrem nas seguintes categorias:
- Idosos com mais de 80 anos;
- Idosos com mais de 60 anos;
- Pessoas com deficiência ou moléstia grave;
- Pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério;
- Quem enviou a declaração até 10 de maio;
- Quem optou pela versão pré-preenchida da declaração;
- Quem cadastrou o PIX para receber a restituição.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Passo a passo para consultar a restituição
Confira, abaixo, o passo a passo para fazer a consulta da restituição do Imposto de Renda 2023:
Leia mais: BPC LOAS: Bancos aprovam EMPRÉSTIMO CONSIGNADO – Veja como irá funcionar
- Acesse o site da Receita Federal e clique em “Imposto de Renda”;
- Agora escolha “Consultar restituição” e “Iniciar”;
- Informe CPF, data de nascimento e ano de envio do documento;
- Preencha o código de segurança informado;
- Tenha acesso às informações.
- Mas caso queira informações mais aprofundadas, acesse o e-CAC. Desse modo, lá é possível saber o status da declaração e também se o documento está com alguma pendência ou divergência e se a declaração caiu na ‘malha fina’.
Por intermédio do e-CAC, o contribuinte pode realizar a retificação de eventuais equívocos encontrados em sua declaração. Todavia, para acessar, são necessários o CPF, o código de acesso (gerado pelo próprio contribuinte) e a senha.
Contudo, caso o crédito não esteja disponível, o contribuinte pode reprogramar o pagamento dos valores utilizando o Portal BB, plataforma online fornecida pelo Banco do Brasil.
Você também pode ligar para a Central de Relacionamento BB utilizando os números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!