Com a chegada do inverno, o Brasil se prepara para enfrentar um período de transições climáticas significativas. De acordo com informações fornecidas pela MetSul, um renomado centro de meteorologia do Conesul, este inverno traz consigo a promessa de variações climáticas importantes, incluindo a chega de frentes frias após um junho com temperaturas bem acima da média nacional.
Contrariando as expectativas de seca geralmente associadas ao inverno, várias regiões do país deverão experienciar um aumento no volume de chuvas. Este fenômeno ocorre numa conexão direta com o final do ciclo do El Niño, abrindo caminho para a La Niña, que alterará significativamente o padrão de chuvas em diversas áreas.

Termômetro registra baixa temperatura na avenida Paulista, região central de São Paulo.
Foto: Anderson Barbosa/Estadão Conteúdo
Por que este inverno será diferente dos anteriores?
Este ano, o clima seco típico do inverno será interrompido por períodos mais chuvosos em partes do Brasil, especialmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, além de áreas do sul da Região Norte e oeste da Região Sul. Isso se deve ao término do fenômeno El Niño, que geralmente está associado a temperaturas mais elevadas e menor precipitação.
O que esperar do clima nas diferentes regiões do Brasil?
Região Centro-Oeste e Sudeste
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia apontam que as primeiras semanas de julho permanecerão quentes e secas nessas regiões. No entanto, uma frente fria deverá trazer chuvas, especialmente para a costa de São Paulo, enquanto em áreas como o Sul do Mato Grosso do Sul, as chuvas serão mais leves.
Região Sul
O sul do país deverá receber uma quantidade maior de chuvas, especialmente os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e a parte central-sul do Paraná. Fenômenos como ventos fortes e possíveis granizos complementarão o cenário climático da região.
Região Nordeste
Embora julho tenda a ser mais ameno comparado a junho, onde temporais foram frequentes, espera-se que as chuvas sejam mais leves e esparsas ao longo do mês em toda a região Nordeste.
Região Norte
A zona de Convergência Intertropical manterá as chuvas acima da média em várias partes do Norte, especialmente em estados como Amazonas, Pará e Roraima. Ao sul da região, no entanto, o clima deve permanecer mais seco com temperaturas que podem alcançar até 26ºC.
Como se preparar para as mudanças climáticas deste inverno?
- Verifique constantemente as previsões do tempo: Estar atualizado pode prevenir problemas relacionados a tempestades inesperadas ou mudanças bruscas de temperatura.
- Manutenção do lar: Certifique-se de que sua residência está preparada para enfrentar tempestades, com telhados verificados e calhas limpas.
- Vestuário adequado: A variação climática exige que se tenha à disposição tanto roupas para calor extremo quanto para períodos mais frios e chuvosos.
Acompanhe as atualizações climáticas e prepare-se para um inverno com características pouco habituais para os padrões brasileiros. Este ano promete desafios e surpresas no que diz respeito ao tempo.