Existem várias categorias de revisões do INSS entre elas a chamada Revisão Automática INSS. Ela consiste em uma revisão em que você não precisa de um advogado ou especialista previdenciário para solicitar ao INSS uma revisão do seu benefício.
Em razão disso, o próprio segurado pode entrar diretamente em contato com o instituto para ter o que é seu de direito! Uma dessas revisões é a chamada revisão do artigo 29 que consiste em uma revisão comum de erro de cálculo entre 2002 e 2009.
Então, para saber como essa revisão funciona e fazer valer o seu direito, leia até o final!
Entenda sobre a revisão automática do INSS

Em primeiro lugar, precisamos falar que o INSS possui várias revisões. Tanto a Revisão da Vida Toda, quanto a Revisão de Teto, por exemplo, são alguns exemplos. E além delas, também possui a chamada revisão automática do INSS, como é o caso da revisão do artigo 29!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Essa revisão automática, como o próprio nome diz, é feito de forma automática, sem que você precise procurar um advogado ou consultor previdenciário para fazer valer o seu direito na Justiça ou de uma forma mais complicada!
Em suma, a revisão automática é um processo menos burocrático e que você poderá solicitar ao instituto para revisar, ou seja, reanalisar as suas contribuições e saber se o seu benefício está de acordo com a legislação previdenciária!
Leia em seguida: LULA ANUNCIA NOVO SALÁRIO MÍNIMO 2024 – Conheça os valores aqui e as últimas novidades
Revisão do artigo 29 – Do que se trata?
Entre os anos de 2002 e 2009, o Instituto Nacional de Seguro Social constatou que houve um erro de cálculo na concessão dos benefícios previdenciários! Ou seja, trazendo impactos negativos na vida dos segurados que já não recebem como gostariam!
Leia em seguida: NÃO DEIXE PASSAR A DATA: Prova de Vida INSS 2023 – Confira a lista para AGOSTO e regularize sua situação!
Nesse sentido, o erro consistiu em não excluir 20% das menores contribuições ao determinar a média salarial! E, além disso, o erro prejudicou milhares de segurados em todo Brasil, pelo menos é o que foi comprovado pelo instituto até 2022!
No entanto, em 2012, após uma ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), o INSS reconheceu a falha e sinalizou que pagaria os valores devidos.
Aprenda como fazer a revisão automática INSS
Em primeiro lugar, acesse o site do MEU INSS. Em seguida, faça login com seu CPF e senha de acesso cadastradas do Gov.br. Depois disso, localize a barra de busca digitando “Revisão do Artigo 29”. Adiante, clique na opção “Consultar Revisão de Benefício – Art. 29”.
Leia em seguida: INSS: Bancos Anunciam Devolução em Dobro para Aposentados – Confira os Detalhes agora e saiba como receber essa bolada em 2023!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!