O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou na segunda-feira (24) uma nova rodada de pagamentos de benefícios, trazendo um alívio significativo para milhões de brasileiros que dependem desses valores. Este mês, a novidade é a antecipação de pagamentos para os beneficiários que enfrentaram problemas causados por calamidades naturais no Rio Grande do Sul.
É de vital importância que os beneficiários se mantenham informados sobre o cronograma de repasses para evitar qualquer contratempo. É estimado que cerca de 40 milhões de pessoas em todo o país serão beneficiadas pelos pagamentos deste mês de junho.
Como conferir as datas dos pagamentos do INSS?

O INSS disponibiliza informações detalhadas sobre as datas de pagamento que são definidas pelo último dígito do número do benefício. Para aqueles que recebem o piso previdenciário, as datas variam ao longo do final de junho e início de julho. Mascando o início dos pagamentos específicos dia 1º de julho para quem recebe acima do mínimo.
O que mudou com o adiantamento dos pagamentos no Rio Grande do Sul?
Os adiantamentos dos pagamentos ocorrem como parte das medidas emergenciais adotadas pelo INSS em resposta ao desastre natural no Rio Grande do Sul. Todos os segurados do estado, independentemente do número final do benefício ou da quantia que recebem, começaram a receber seus benefícios já no dia 24 de junho. Esta medida visa oferecer um suporte rápido e eficaz para aqueles em situação de vulnerabilidade devido às chuvas intensas.
Como acessar informações sobre seu benefício sem sair de casa?
Para consultar os valores e as datas de pagamento sem a necessidade de deslocamento, os segurados podem acessar o Meu INSS, disponível tanto em versão web quanto em aplicativos para smartphones. O processo é simples:
- Acesse o site ou abra o aplicativo Meu INSS.
- Realize o login com suas informações pessoais.
- Clique em “Extrato de Pagamento” para visualizar os detalhes.
Para aqueles que não têm acesso à internet, há ainda a opção de ligar para a Central 135, onde é possível obter assistência de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Com estas facilidades e informações, os beneficiários do INSS podem se organizar melhor e garantir que não haverá interrupções em seu recebimento. A transparência e a eficiência destas ações demonstram um forte compromisso do governo com a segurança e o bem-estar da população brasileira.