Uma das dúvidas frequentes entre os segurados está em saber se o INSS corta benefício e, se sim, se isso vai acontecer em 2023. Por isso, preparamos este artigo, para tirar suas dúvidas e informar sobre as últimas declarações feitas pelo governo federal.
Primeiramente, precisamos destacar que, com uma certa regularidade, o órgão realiza revisões nos benefícios concedidos com o intuito de localizar aqueles com possíveis irregularidades ou fraudes. Esse procedimento é conhecido como pente-fino que serve para localizar, suspender ou cancelar esses benefícios indevidos. Continue acompanhando!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
INSS vai cortar benefício em 2023?
Segundo recente informações do governo federal, o INSS vai realizar em breve uma nova operação pente fino para que se chegue a benefícios indevidos, consequentemente, deve cortar milhares em todo o país, somente neste ano de 2023.
Leia em seguida: Você pode receber AUMENTO de 25% no seu Salário – Saiba como receber agora
Entre esses benefícios, devem ser alvo do procedimento, aqueles que precisam de perícia médica para sua concessão e estão a mais de seis meses sem fazer. Podemos mencionar, por exemplo, os seguintes benefícios: auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, se você recebe alguns deles é necessário ficar atento a qualquer notificação feita pelo órgão.
O INSS também vai cortar, em 2023, benefícios indevidos das pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Dessa forma, caso esteja com o seu Cadastro Único desatualizado por um período superior a dois anos, as chances de suspensão ou cancelamento são maiores.
A pensão por morte pode ter seu corte decorrente de documentos falsos ou inválidos. No caso da aposentadoria especial, o Instituto deve focar na averiguação da exposição de agentes nocivos.
Nesse sentido, no que se refere ao salário-maternidade, se não estiver comprovada a qualidade de segurado e do nascimento ou caso de adoção, o INSS também vai cortar o benefício indevido ainda em 2023.
Quem está dispensado de perícia médica revisional?
Como mencionamos, benefícios que estão há mais de seis meses sem passar por perícia médica, estão como alvos do INSS na operação pente-fino. Contudo, em alguns casos o segurado não precisa se preocupar e está livre da perícia revisional, ou seja:
- Aposentados por idade, por tempo de contribuição ou por pontos;
- Pensionistas que recebem pensão por morte de cônjuge ou companheiro;
- Segurados que já tenham completado 60 anos de idade;
- Segurados que já tenham recebido o benefício por incapacidade permanente ou temporária por mais de 15 anos e tenham mais de 55 anos de idade.
Leia em seguida: DINHEIRO EXTRA LIBERADO EM JANEIRO PARA APOSENTADOS – Veja quem vai receber
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!