Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

INSS liga para Segurados e Antecipa Benefício – Entenda como funciona

Veja a seguir por que o INSS está ligando para os segurados do instituto e ainda saiba qual é o número certo para evitar cair em golpes!

0

Certamente você já ouviu falar a respeito da perícia médica do INSS, seja por meio de um conhecido que realizou, ou por você mesmo já ter realizado. Mas recentemente, o INSS ligou para vários segurados para os mesmos poderem realizar a perícia médica, com isso ela foi antecipada!

A perícia médica do INSS serve tanto para manutenção do benefício, comprovando que o segurado continua doente, quanto para concessão do mesmo! Veja a seguir qual o número que o INSS está usando para não cair em golpes!

INSS está chamando segurados para perícia médica

Veja a seguir porque a perícia médica do INSS foi antecipada. (Fonte: Edição/Jornal JF).
Veja a seguir porque a perícia médica do INSS foi antecipada. (Fonte: Edição/Jornal JF).

Desde a última segunda-feira, dia 25 de setembro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem ligando para os beneficiários que estavam aguardando a perícia médica, com o intuito de agendar a mesma, para concessão de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença).

Leia mais: INSS Anuncia Reajuste de 25% para Determinados Aposentados

Sendo assim, visando agilizar o contato com cidadão, a Central de Atendimento 135 mudou de número. Dessa forma, fique atento, agora o telefone que irá aparecer em sua tela será o (11) 2135-0135 toda vez que o INSS ligar para remarcar atendimento ou para confirmar ou antecipar agendamento de perícia médica e/ou avaliação social. No entanto, esse número não recebe chamada telefônica e não tem WhatsApp.

Se por acaso você tiver dúvidas se deve ou não atender a ligação, ou ache que é vítima de golpe, o instituto recomenda que faça uma chamada gratuita para o número 135. Além disso, o número de SMS da Central 135 continua sendo o 28041. Ou seja, caso receba uma mensagem de texto por meio deste número, é o INSS entrando em contato.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Casos de golpe no instituto

Talvez você não saiba, mas são muitos os casos em que os segurados caem em golpe de pessoas se passando por funcionários do instituto, onde esses golpistas entram em contato com os beneficiários para colher dados pessoais. 

Por isso, o INSS informou que não entra em contato com o segurado para pedir número de documentos, foto para comprovar a biometria facial, número de conta-corrente ou senha bancária.

Leia mais: ATUALIZADO: Como Idosos Podem Conseguir Seu AUXÍLIO CESTA BÁSICA – Consulte Agora mesmo!

“O INSS somente entra em contato com o segurado para antecipar atendimento, remarcar consulta, dar informação sobre requerimento, entre outros serviços. E, mesmo assim, é o instituto que informa os dados. Se receber ligação solicitando suas informações ou foto de documento, fuja. É golpe!”, acrescentou o instituto.

Por fim, o instituto afirmou que atualmente, a fila de pedidos que precisam passar por perícia médica para concessão do benefício está em 1,1 milhão de pessoas.

Dessas, estão distribuídas: 627 mil perícias médicas iniciais, 250 mil avaliações de exames para Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência, e 300 mil de outras perícias.

O que é a perícia médica e como ela funciona?

Em suma, é preciso ressaltar que a perícia médica do INSS não é apenas para conseguir receber o benefício de auxílio-doença.

Ela serve igualmente para fazer a manutenção do benefício e garantir que o segurado continua impossibilitado de retornar às suas atividades normais no trabalho.

Esse procedimento é obrigatório para todos os que desejam receber o benefício do INSS sem que ele acabe e o trabalhador ainda não consiga retornar ao seu trabalho normalmente. 

Leia mais: PODE COMEMORAR: Aposentados Terão Novo Aumento de 10,68% – Veja Quem Vai Receber agora!

A perícia médica é realizada por um médico habilitado, e precisa ser feita pelas pessoas que vão dar entrada nos seguintes pedidos:

Além disso, ela só precisa ser necessariamente marcada quando o segurado é notificado.

Veja Também:

Urgente INSS vai FAZER LIGAÇÃO SURPRESA para Beneficiários ATENÇÃO AQUI. (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.