O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou as datas de pagamento dos benefícios referentes ao mês de junho. A partir do dia 24, cerca de 39 milhões de pessoas receberão seus depósitos – sendo 5,6 milhões de beneficiários assistenciais e 33,4 milhões de natureza previdenciária. Confira detalhes do pagamento a seguir!
Como Funcionam os Pagamentos do INSS?

Os pagamentos variam conforme o valor do benefício, com uma divisão entre aqueles que recebem até um salário mínimo e os que ganham acima desse valor. Para saber a data exata do pagamento, basta verificar o último número do cartão de benefício, desconsiderando o dígito verificador. Quem já conhece o calendário do INSS seguirá as datas habituais.
Os benefícios são pagos conforme o mês de competência, ou seja, o valor referente ao mês de junho começa a ser pago no final de junho e se estende até o início de julho. A liberação dos valores segue a ordem do número final do benefício, sem considerar o dígito verificador. Iremos mostrar em um dos tópicos seguintes o calendário para consulta.
Quem Tem Direito?
Todos os segurados que recebem um benefício previdenciário têm direito ao pagamento mensal, conforme o calendário anual do INSS. Para os beneficiários do Sul, os valores antecipados serão liberados no dia 24 apenas para aqueles que residem em municípios em estado de calamidade pública.
O objetivo, segundo o Ministério da Previdência Social, é auxiliar os beneficiários afetados pelas chuvas recentes. A antecipação dos valores, como ocorreu em maio, vale apenas para aposentadorias, pensões e o BPC, não se aplicando a benefícios temporários como auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade e auxílio-reclusão.
Calendário de Pagamentos do INSS para Junho / 2024
Os pagamentos do INSS seguirão o calendário escalonado de 2024, incluindo o de junho. Assim, consideram o número final do benefício e o valor recebido, com prioridade para quem ganha o salário mínimo. Confira a seguir as datas exatas de pagamento de acordo com a ordem do número final do benefício, sem considerar o dígito verificador.

Como Consultar o Valor?
Os segurados podem verificar os valores no site Meu INSS. Após fazer o login, basta clicar no serviço de “Extrato de Pagamento”. A consulta também está disponívelpelo aplicativo Meu INSS, disponível na Play Store (Android) e App Store (iOS). Precisa ter cadastro no Portal Gov.br para acessar pelo celular.
Caso não tenha acesso à internet, basta ligar para a Central 135. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. É necessário informar o número do CPF e confirmar informações cadastrais para evitar fraudes.
Os valores vem depositados na conta do beneficiário, podendo ser uma conta aberta na hora da aposentadoria ou uma conta-corrente ou poupança indicada pelo segurado.
Quem possui uma conta-benefício deve realizar o saque ou a transferência do dinheiro, pois não é possível usar a função débito. Já os beneficiários com conta-corrente podem realizar movimentações bancárias habituais, como pagar contas com cartão, fazer transferências e usar o Pix.