INSS garante adicional de 25% na aposentadoria dos beneficiários – Veja quem tem direito!
Você já ouviu falar do adicional 25 aposentadoria invalidez? Descubra agora como os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem a aposentadoria por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez) podem ter direito ao adicional de 25% pago pelo INSS. Neste artigo, vamos explicar quem tem direito a esse benefício e como solicitá-lo. Acompanhe!
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Condições que dão direito ao adicional 25 aposentadoria invalidez

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) proporciona um adicional de 25% aos aposentados por incapacidade permanente, sendo estes os segurados que comprovarem estar incapazes e que necessitam de ajuda em suas atividades básicas diárias, como tomar banho e se locomover, entre outras. Esse direito é garantido pelo artigo 45 da Lei n.º 8.213/1991.
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Veja abaixo algumas enfermidades que dão direito à aposentadoria por invalidez:
- Cegueira total;
- Paralisia dos dois braços ou pernas Perda das pernas, quando a prótese não for possível;
- Perda de um braço e uma perna, mas quando a prótese for impossível;
- Perda de uma das mãos e dois pés, mesmo que a prótese seja possível;
- Perda de nove dedos da mão ou mais;
- Doença que exija permanência contínua no leito;
- Alteração das faculdades mentais;
- Qualquer condição permanente que necessite de assistência frequente nas atividades diárias.
Contudo, o INSS exige que a pessoa passe por uma perícia médica para ter direito ao adicional 25 aposentadoria invalidez. Portanto, o supervisor da perícia médica que concederá o valor.
Documentos necessários
Para pedir o adicional é preciso ter os seguintes documentos:
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- Número do CPF.
- Se for procurador ou representante legal:
- Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.
Como solicitar o adicional?
A solicitação do adicional 25 aposentadoria invalidez é feita por meio do aplicativo Meu INSS ou site. Portanto, basta seguir o passo a passo:
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- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
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