O INSS proporciona um benefício distinto aos que são contemplados com a aposentadoria por invalidez. No entanto, uma grande parcela de indivíduos desconhece e, consequentemente, deixa de usufruir. É factível requisitar um adicional de 25% na aposentadoria por invalidez. Veja como.
Aposentadoria por invalidez do INSS 2023

Este benefício é garantido àqueles que não possuem mais a capacidade de realizar suas funções de trabalho ou serem realocados para outras posições. Nomeado como aposentadoria por incapacidade contínua, esse benefício é voltado para pessoas que foram acometidos por alguma enfermidade ou tiveram acidentes, relacionados ao trabalho ou não, resultando em sequelas que impossibilitam a continuação da atividade laboral.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Para requerer a aposentadoria por invalidez, é necessário formalizar o pedido junto ao INSS, utilizando a plataforma Meu INSS. Além disso, essa modalidade de benefício demanda que o segurado passe por uma perícia e demonstre a sua situação por meio de comprovantes como laudos médicos, exames, atestados, entre outros documentos relevantes.
Adicional 25 % INSS na aposentadoria
Uma vantagem não muito conhecida entre os segurados é o adicional de 25% na aposentadoria por incapacidade permanente. O INSS autoriza esse acréscimo em casos onde o beneficiário demanda assistência contínua de outras pessoas.
Em determinadas circunstâncias, o acréscimo foi concedido a beneficiários de outros tipos de aposentadoria, entretanto, agora, o judiciário definiu que o valor adicional será restrito aos recebedores de aposentadoria por invalidez.
Leia mais: Benefícios extras para idosos: Novas oportunidades imperdíveis estão disponíveis!
Para ter direito, o beneficiário precisa demonstrar que requer o suporte constante de terceiros. O pedido realiza-se através do aplicativo Meu INSS.
Como faço para solicitar o adicional do INSS?
Segue o procedimento para solicitar o adicional de 25% na aposentadoria por incapacidade permanente:
- Acesse o sistema “Meu INSS” utilizando seu CPF e senha;
- Na seção de pesquisa, digite a descrição do serviço: Pedido de Adicional de 25%;
- Na lista, selecione o seu benefício por incapacidade permanente, depois leia as informações exibidas na tela e siga as orientações apresentadas.
O INSS estabelece um prazo de 45 dias corridos para finalizar a análise. Para rastrear o progresso, clique em “verificar solicitações”, localize seu pedido na lista e clique em “ver detalhes”. Mesmo quem recebe o teto do benefício pode requerer este adicional.
Leia mais: Justiça autoriza pagamento de R$ 1,3 bilhão em atrasados do INSS
Legalmente, certas doenças concedem o direito ao adicional, pois se entende que elas requerem que o indivíduo precise de assistência para realizar tarefas diárias. Acompanhe a lista a seguir:
Doenças que garantem um adicional na aposentadoria
- Alteração das faculdades mentais com grave desordem da vida orgânica e social;
- Cegueira total;
- Doença que exija acamação permanente;
- Incapacidade permanente para as atividades básicas diárias;
- Paralisia dos membros superiores ou inferiores;
- Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;
- Perda de uma das mãos e de dois pés, mesmo quando a prótese for possível;
- Perda de, no mínimo, nove dedos das mãos;
- Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível.
Leia mais: Benefícios extras para idosos: Novas oportunidades imperdíveis estão disponíveis!
Veja também
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!