O BPC (Benefício de Prestação Continuada) paga mensalmente um salário no valor de R$1.412 para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que comprovem necessitar de apoio financeiro. O benefício é administrado pelo governo, porém quem paga os salários dos beneficiários é o próprio INSS.
Assim, nos últimos dias, o Instituto Nacional do Seguro Social anunciou que começará uma série de cortes na folha de pagamentos, na intenção de localizar benefícios obtidos de forma fraudulenta. Dessa forma, um dos benefícios na mira para a revisão é o BPC.
O instituto, no entanto, vai fazer essa revisão de uma maneira um tanto quanto inesperada. O mesmo mandará servidores a casa dos beneficiários para garantir que o auxílio é pago somente aos que realmente necessitam do apoio. Confira a seguir maiores detalhes de como vai funcionar as visitas, outros beneficiários que devem se preocupar e mais!
INSS vai bater na porta da sua casa!
Como vimos anteriormente, o INSS está intensificando suas ações de fiscalização para garantir a correta concessão dos benefícios. Entre essas ações destaca-se a realização de visitas domiciliares para verificar a situação dos beneficiários e a necessidade de bloqueio ou concessão de benefícios.
Porém, o INSS ir na casa dos beneficiários pode ter duas razões em muitos casos. Pois pode tanto resultar na concessão dos benefícios referentes ao órgão ou no bloqueio por imediato do mesmo. Vale lembrar que as visitas são essenciais, sobretudo para a aprovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos e pessoas com deficiência que comprovem não possuir meios de prover sua própria subsistência.
Nesse sentido, as visitas tem como objetivo verificar a veracidade das informações fornecidas pelo beneficiário ao longo do processo de solicitação, e se a situação financeira e social condiz com a realidade.

Como serão as visitas na prática
Durante as visitas, um assistente social ou perito do INSS vai na casa dos beneficiários para avaliar as condições de vida do beneficiário, incluindo a moradia, a renda familiar e a existência de pessoas que possam promover o sustento da casa.
No caso do BPC, a análise acaba sendo mais detalhada, pois o benefício é pago a quem realmente precisa de ajuda financeira. As visitas servem também para identificar fraudes ou inconsistências nas informações.
Como se preparar para a visita do INSS?
É interessante que o beneficiário tenha em mãos: carteira de identidade, CPF, comprovantes de renda, etc. Esteja preparado também para responder perguntas sobre a renda e a situação da família.
Dicas para evitar o bloqueio do BPC
- Mantenha seus dados no Cadastro Único (CadÚnico) atualizados;
- Atenda às convocações do INSS para revisões e perícias médicas;
- Mantenha a documentação em ordem e forneça informações verídicas;
- Não acumule o BPC com outros benefícios previdenciários;
- Cumpra os critérios de renda familiar.
Corte de outros benefícios
Por fim, além do BPC e do Benefício por Incapacidade Temporária, o Governo também prevê cortes no abono salarial do PIS/PASEP, na intenção de revisar as regras de elegibilidade e restringir o benefício a um grupo menor de trabalhadores; já o seguro-desemprego do FGTS, pretende reduzir a quantidade de parcelas bem como revisar os critérios.
Já a previdência dos militares também poderá passar por revisão com possíveis ajustes nos critérios de aposentadoria e pensões.