Imagine abrir a sua conta bancária e perceber que o seu salário não caiu? Só quem já passou por isso sabe o quanto é desesperador, no entanto, um dos motivos recorrentes para isso acontecer é quando há corte no benefício do INSS por falta de procedimento.
Sendo assim, um benefício só é bloqueado quando é constatado erros ou irregularidades no cadastro do aposentado. Assim, os auxílios, aposentadorias, pensões, salários e até mesmo os benefícios, como o de prestação continuada e por incapacidade, podem receber bloqueio.
Dito isso, para não acontecer com você, fizemos este conteúdo com as principais razões que causam bloqueio no benefício. Da mesma forma, explicaremos o que fazer caso isso ocorra, e como evitar o bloqueio!
Por que tive corte no meu benefício do INSS?

A princípio, como o próprio nome diz, “benefício bloqueado” representa a suspensão do recebimento de salário para os segurados do INSS, momentaneamente, quando há um motivo prévio.
Por mais que seja desesperador, ter o benefício bloqueado não é o pior dos cenários! Isso, pois, a suspensão pode ser revertida, diferente do cancelamento. Todavia, quando o cancelamento ocorre, o segurado do INSS precisa entrar com um novo pedido de aposentadoria, ou, a depender do caso de cada um, entrar com uma ação judicial para ter o benefício pago novamente!
Leia mais: É AGORA: Descubra A Melhor Notícia que Aposentados INSS Receberão em 2023! – Veja o Passo a Passo
Os motivos pelos quais um benefício do INSS pode ser bloqueado são:
- Benefício concedido com erros;
- Não realização da prova de vida dentro do prazo;
- Não comparecimento em perícia obrigatória;
- Investigação de crime doloso contra o segurado;
- Cadastro do CadÚnico desatualizado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
O que fazer em caso de suspensão do pagamento?
Em primeiro lugar, se ocorrer o bloqueio do seu benefício, procure saber primeiro o motivo. Pois, dependendo do caso, é possível solicitar o desbloqueio diretamente pelo app do Meu INSS.
No entanto, se o bloqueio tiver ocorrido devido ao Pente Fino, é de extrema importância que o indivíduo procure auxílio de um advogado especializado em direitos previdenciários, para conseguir suporte ao entrar com um processo administrativo ou judicial e reivindicar o desbloqueio.
Para evitar o bloqueio do seu auxílio do INSS, fique atento a dicas a seguir:
- Atente-se aos prazos de entrega de documentação do INSS de 30 dias para trabalhadores urbanos, e de 60 dia, para trabalhadores rurais;
- Mantenha o cadastro atualizado por meio do APP Meu INSS;
- Realize a prova de vida dentro do prazo.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!