ATENÇÃO! Comunicado urgente para beneficiários do INSS! O Instituto Nacional de Seguro Social divulgou um comunicado com informações importantíssimas para os segurados sobre a revisão cadastral.
Há pouco tempo, o instituto havia comunicado que iria realizar um corte em massa em benefícios, porém, só teriam que se preocupar aqueles que estavam com cadastro irregular, ou que aparentava fraude.
Dessa forma, milhares de beneficiários acabaram sendo cortados da folha de pagamento desde o início de agosto! O problema é que, com a revisão, muitas pessoas mal intencionadas estão se passando por servidores para aplicar golpes aos segurados.
Para evitar cair em um, confira a seguir as principais medidas para se resguardar, e ainda confira os números oficiais pelos quais o instituto entra em contato normalmente!
Evite cair em golpes do INSS, veja como se proteger!
Como vimos anteriormente, o INSS começou uma revisão da folha de pagamento, que levou a exclusão em massa de benefícios irregulares. Todavia, a revisão cadastral ainda não chegou ao fim, por conta disso, golpes estão sendo aplicados, e os beneficiários do instituo devem estar atentos para não cair em um.
Por isso, preste muita atenção, os meios de comunicação utilizados pelo INSS hoje são SMS, notificação push que são mensagens através do aplicativo ou site Meu INSS em forma de notificação no celular, ligação telefônica, carta com aviso de recebimento e por meio da rede bancária.
Ou seja, são 6 meios de comunicação usados, se recebeu ou receber alguma mensagem fora desses canais, suspeite de golpe na mesma hora, independente do momento.
Continuando, como que você vai saber se você foi ou não convocado. Uma das maneiras é pela falta de pagamento. Aqueles que não responderem à notificação, não receberão mais os valores do INSS.
Quem deve ficar atento à revisão?
Primeiramente, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que não tem inscrição no Cadastro Único do Governo Federal, estão recebendo notificações desde o dia primeiro dia de agosto para que façam o seu cadastro no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da sua cidade!
Assim, nesse primeiro momento, segundo o Ministério do Desenvolvimento, gestor do BPC, pelo menos 505.000 pessoas estão sendo convocadas para realizar a regularização cadastral.
Porém, o total de convocados pode chegar a 1,52 milhão de pessoas, conforme informações do ministério. Isso, pois entrarão em outros momentos aqueles beneficiários que estão há mais de 48 meses sem atualizar o cadastro do CadÚnico.
Como o comunicado chega
O INSS informou que está comunicando esses beneficiários do BPC por SMS, através do app, ou por ligação telefônica, carta com aviso de recebimento ou até mesmo na rede bancária no extrato de pagamento.
No caso da ligação, o número que aparecerá na tela do celular do segurado será 2135-0135. Se outra número aparecer e a pessoa se identificar como servidora do INSS, desligue imediatamente para não cair em golpe!
Vale ressaltar que o INSS fará a revisão, mas não vai pedir os dados de ninguém, você quem deve se locomover até um dos CRAS mais próximos do seu endereço para atualizar as informações.
Isso não pode ser feito de casa, ou por telefone! Deve ser feito presencialmente.