Confira nessa matéria exclusiva a lista de cortes de benefícios do INSS que estão previstos para acontecer nos próximos dias. Não perca tempo e veja se você sofrerá corte benefício INSS e como evitar esse trágico acontecimento.
O que é esse corte de benefício do INSS?

Com o anúncio da ministra do Planejamento, Simone Tebet, sobre a iminente realização de uma operação de pente fino, surge um alerta para todos os beneficiários do INSS. Contudo, esta operação visa de forma detalhada investigar possíveis fraudes, equívocos e irregularidades nos benefícios concedidos e em manutenção pelo INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp
Aqueles que recebem aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e BPC/Loas podem estar no radar dessa revisão e, portanto, é de suma importância, estar preparado.
O que a pessoa precisa fazer para nao cair no pente fino do INSS?
O segredo para não cair no pente fino do INSS e ter o corte no benefício é mantê-lo atualizado, ou seja, com a documentação médica rigorosamente em dia, a fim de evitar qualquer risco de suspensão do benefício.
O processo de perícia médica revisional realizada pelo INSS tem como objetivo avaliar a capacidade do segurado para o trabalho ou a existência de deficiências. Portanto, é de suma importância que os segurados apresentem documentação médica que seja viável em relação à existência da incapacidade ou deficiência.
Leia mais: SURPRESA: INSS ANUNCIA GRANDE NOTÍCIA; Aposentados e Pensionistas podem SAIR DAS DÍVIDAS neste ano – Entenda
Caso seja convocado pelo INSS para uma perícia revisional, é essencial levar todos os laudos originais, de preferência datilografado e organizados em ordem cronológica.
Além disso, exames de imagem, registros de tratamentos e receitas médicas com prescrições de tratamento devem ser apresentados.
Quem está na mira do pente-fino?
Há determinados benefícios que, por sua natureza, estão sujeitos à avaliação e revisão do INSS e podem ser analisados em um possível novo pente-fino. Dentre eles, temos:
- Aposentadoria por Invalidez (ou benefício por incapacidade permanente).
- Auxílio-doença (também conhecido como benefício por incapacidade temporária).
- Auxílio-acidente.
Além disso, beneficiários que se encontram nas situações a seguir também estão sujeitos à revisão:
- Recebendo o benefício há mais de 6 meses e ainda não passaram por uma perícia.
- Não possuem uma data pré-determinada para finalização do benefício.
- Não têm indicação para reabilitação profissional.
Leia mais: OFICIAL: Pagamento em DOBRO foi APROVADO! Veja agora quem vai receber em 2023
Quem está livre do pente fino?
Enquanto existem regras para o Pente-Fino, há também exceções que garantem que certos segurados não sejam submetidos às revisões da Previdência Social. Portanto, estas isenções se aplicam nas seguintes situações:
- Aposentados por invalidez ou pensionistas inválidos com mais de 60 anos.
- Beneficiários que recebem Benefício por Incapacidade (seja Aposentadoria por Invalidez ou Auxílio-Doença) por mais de 15 anos e que já tenham 55 anos ou mais.
- Portadores de HIV/AIDS.
- Segurados que estão em recebimento de benefícios previdenciários há mais de uma década, com a exceção de benefícios por incapacidade que possam ter indícios de fraude ou irregularidades.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!