Você já ouvir falar da operação pente fino? Saiba como funciona e evite que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) corte o seu benefício em 2023. Saiba mais!
Recentemente, o INSS confirmou que vai realizar uma operação pente fino nos benefícios previdenciários concedidos aos segurados, com o intuito de os revisar. Verificando, dessa forma, irregularidades ou fraudes em pagamentos e, caso constatado, suspender ou cancelar esses benefícios.
Em seguida você confere os benefícios que podem ser cortados pela operação pente fino e os casos que ficam dispensar as perícias médicas revisionais. Continue acompanhando!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Corte benefício INSS: quais benefícios correm risco?

De acordo com informações do Instituto, todos os benefícios previdenciários com indícios de irregularidade passarão pelo pente fino. Como, por exemplo, os submetidos a realização de perícia médica por um período superior a seis meses.
Leia em seguida: 3 cartões liberados para Aposentados – Veja como solicitar
Nesse sentido, a perícia médica pode estar ligada ao benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) ou ao benefício por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez). Por isso, se você recebe um benefício que precise passar por perícia, é necessário ficar atento para que o INSS não o corte em 2023.
Além dos benefícios mencionados, deve passar pela revisão o Benefício de Prestação Continuada (BPC), caso o beneficiário tenha deixado de atualizar nos últimos dois anos o seu cadastro, o risco aumentar de ter o seu benefício suspenso ou cancelado.
No que se trata da pensão por morte, caso a concessão tenha como base documentos falsos ou inválidos, pode gerar a suspensão ou o cancelamento dos pagamentos. Já a aposentadoria especial, vai ter como foco principal a verificação da exposição a agentes prejudiciais à saúde.
Desse modo, o salário-maternidade, pode ser mais um benefício que o INSS pode fazer o corte, caso não esteja devidamente comprovada a qualidade de segurado e do nascimento, ou em caso de adoção.
Essa operação pode levar inclusive a modificação do salário de benefício do segurado, por isso, caso receba uma notificação do Instituto, faça todo o procedimento solicitado para que seu benefício não fique suspenso ou acabe cancelado.
Quem não precisa fazer a perícia médica revisional?
A seguir você confere os benefícios previdenciários que estão isentos da perícia médica revisional:
- Aposentados por idade, por tempo de contribuição ou por pontos;
- Pensionistas que recebem pensão por morte de cônjuge ou companheiro;
- Segurados que já tenham completado 60 anos de idade;
- Segurados que já tenham recebido o benefício por incapacidade permanente ou temporária por mais de 15 anos e tenham mais de 55 anos de idade.
Leia em seguida: Vitória: Justiça libera Atrasados para Aposentados – Veja agora
Isso significa, que esses segurados não precisam fazer a perícia médica revisional, devido à proteção que a legislação proporciona para eles. Contudo, não deixe de manter seus dados cadastrais atualizados juntos ao órgão.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!