O INSS está notificando por meio de cartas ou SMS mais de 1 milhão de segurados que tiveram seus benefícios revisados. Segundo o Instituto, trata-se de uma análise administrativa que está reavaliando documentos que embasaram a concessão dos benefícios.
Portanto, a verificação abrange benefícios de todas as espécies, como, por exemplo, pensão por morte e aposentadoria por invalidez. Veja aqui o modelo de carta que está sendo enviada.
Sendo assim, é importante ficar atento à notificação do INSS para não ter o benefício cessado. Entenda melhor, a seguir.
O que fazer se for notificado pelo INSS?
Os segurados que tiveram o benefício revisado estão sendo notificados por meio de uma carta ou SMS para cumprimento de exigência. O INSS alerta que os beneficiários devem ficar atentos pois, depois do recebimento da carta, eles terão 60 dias para enviar a documentação solicitada.
Mas atenção, não é necessário o envio de documentos originais, basta uma cópia simples e sem necessidade de autenticação.
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Além disso, o envio dos documentos solicitados pode ser feito pelo site ou aplicativo Meu INSS. Caso o beneficiário queira enviar pelo Meu INSS, basta solicitar o serviço ‘Atualização de Dados de Benefício’, anexando a cópia digitalizada. Veja quais os documentos necessários:
- CPF
- RG
- Certidão de nascimento ou casamento
- Título de Eleitor
- Carteira de Trabalho e Previdência Social
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Benefício cessado
O segurado que for notificado e não apresentar a documentação pelo Meu INSS ou não realizar o agendamento para entrega no prazo de 60 dias poderá ter o benefício suspenso. No entanto, após 30 dias da suspensão, se ainda assim o beneficiário não fizer os procedimentos pedidos, terá o benefício bloqueado.
De acordo com o INSS, enviam-se as cartas de convocação aos beneficiários com algum tipo de dado cadastral inconsistente.
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O Instituto reforça que a revisão dos benefícios só está relacionada a pendências cadastrais. Portanto, atente-se!
Documentação presencial
Se o segurado não conseguir fazer o envio da documentação pelo Meu INSS, ele deve agendar para ir à uma agência do INSS mais próxima. Portanto, é preciso ligar para o telefone 135 e escolher a opção ‘Entrega de Documentos por Convocação’. O INSS não receberá os documentos sem agendamento.
Para o atendimento presencial, o beneficiário tem o prazo de 60 dias, a contar do recebimento da convocação.
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