Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

INSS começa a pagar aposentados e pensionistas com valor reajustado – Confira o calendário

Descubra quando irá receber seu salário.

0

Começou o calendário de pagamentos do ano de 2024 para os beneficiários do INSS, no dia 25/01! Assim, os valores estão caindo nas contas dos beneficiários com as devidas correções, sendo que para os segurados com renda superior ao salário mínimo terão um acréscimo de 3,71%, enquanto aqueles que recebem abaixo do piso nacional terão aumento no benefício de 6,97%.

Recebem amanhã dia 29/01 os beneficiários com dígito final 3! Veja a seguir, as datas em que o seu benefício reajustado cairá.

Cronograma de Pagamento salário INSS

Veja quando caí na sua conta o pagamento do INSS.
Veja quando caí na sua conta o pagamento do INSS. (Fonte: Edição / João Financeira)

Leia mais: INSS autoriza pagamento extra de R$ 97 bilhões para investidores e pensionistas em 2024! Veja quem tem direito

O INSS realiza pagamentos a mais de 39 milhões de beneficiários mensalmente. Desse total, 5,6 milhões são referentes a benefícios assistenciais, enquanto 33,3 milhões correspondem a benefícios previdenciários, conforme os dados da folha de pagamento de novembro de 2023.

De acordo com o INSS, 26,1 milhões de pessoas recebem até um salário mínimo, enquanto 12,8 milhões ganham acima do salário mínimo nacional.

Os depósitos para o mês de janeiro ocorrerão entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro para aqueles que recebem um salário mínimo. Já os segurados com renda mensal superior ao piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp

Como saber quanto vai receber?

Recebe acima de um salário mínimo e não sabe qual será o reajuste exato do seu benefício? É possível verificar essa informação no extrato de pagamento do INSS. Este, você pode encontrar no app ou site Meu INSS, ou ligando diretamente para a central de atendimento do Instituto através do número 135.

Leia mais: Desvendando o Estatuto do Idoso: Conheça Seus Direitos Essenciais e Como Garantir-los!

Ao ligar para o 135, será preciso informar o seu CPF e confirmar algumas informações que a atendente irá te passar sobre o seu cadastro, para evitar fraudes. Além disso, o atendimento fica disponível aos beneficiários de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Já o app Meu INSS está disponível para todos os smartphones, sendo eles IOS ou Android.

Quais são os benefícios pagos pelo INSS?

Além das aposentadorias, receberão o pagamento do INSS este mês os beneficiários dos seguintes auxílios e benefícios:

Leia mais: Imposto de Renda 2024: Ampliação da Faixa de Isenção Beneficia Milhões de Contribuintes

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-reclusão;
  • Pensões;
  • Salário-família e maternidade;
  • Pecúlio; e
  • Seguro-defeso.

É essencial que os beneficiários estejam atentos ao calendário de 2024 para organizar suas finanças e assegurar o recebimento dos benefícios nas datas estipuladas.

13º Salário INSS 2024

O décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas segurados pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) ainda não tem uma data certa para pagamento. 

Leia mais: PIS/PASEP 2024: Confirmação do Pagamento e Mudanças Importantes que Você Precisa Saber!

Ao contrário do que ocorreu nos últimos anos, devido à pandemia da COVID-19, quando o pagamento do 13º salário era antecipado em busca de melhorar a economia no país.

Este ano, nada ainda está certo e por isso, caso essa estratégia não seja confirmada, o pagamento seguirá o cronograma original, previsto para a segunda metade do ano, entre novembro e dezembro.

É importante destacar que aposentados e pensionistas podem realizar uma consulta no extrato de pagamentos do INSS para verificar o valor do 13º salário que irão receber.

Além disso, é importante ressaltar que esse benefício anual é dividido em duas parcelas, sendo a primeira correspondente a 50% do valor do salário do beneficiado. Já na segunda parcela, ocorre o desconto do Imposto de Renda para os contribuintes, por exemplo.

Veja Também:

INSS: PAGAMENTO de 13 SALÁRIO dos APOSENTADOS tem NOVAS DATAS e VALORES? – VEJA QUEM vai RECEBER! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.