Milhares de trabalhadores precisam se afastar das suas atividades em decorrência da depressão e da ansiedade. Consequentemente, os contribuintes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recorrem ao órgão para solicitarem um benefício e poderem ficar amparados neste momento de fragilidade em suas vidas.
Contudo, a pessoa que sofre com transtorno mental, precisa passar por uma perícia médica, feita pelo Instituto, por meio de um médico perito habilitado. Para poder comprovar sua incapacidade, isso porque, uma pessoa que sofre com ansiedade, por exemplo, pode não conseguir entrar em um elevador.
As pessoas que sofrem com depressão e ansiedade possuem chances de ter problemas mais graves e intensos, como outras doenças psiquiátricas e ataques de pânico. Surgindo, assim, a dúvida, esses casos dão direito a algum benefício do INSS? Continue acompanhando para mais informação!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Benefício do INSS em casos de depressão

Os segurados que sofre com depressão, pode solicitar benefício ao INSS, caso se encontre incapacitado para fazer suas atividades do trabalho. Podendo esse afastando ser permanente ou temporário. Nesse sentido, a ansiedade pode ser atrelada a uma doença psiquiátrica, conhecida como Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).
Leia em seguida: Aumento de R$141 é anunciado para Aposentados – Veja agora essa novidade
Portanto, o auxílio-doença é um dos benefícios que o contribuinte que sofra com depressão e ansiedade pode solicitar. Podendo receber o benefício se concedido pelo INSS e se afastar do trabalho, para conseguir fazer o tratamento adequado, não ficando desamparado financeiramente.
Isso significa que o auxílio-doença, não tem sua liberação baseada na ansiedade generalizada ou outra doença. Sendo assim, está ligada a incapacidade temporária que a pessoa se encontra para o trabalho.
Quem tem direito ao auxílio-doença?
Como mencionamos, a pessoa que sofra de ansiedade e depressão, pode ter direito ao benefício do auxílio-doença se estiver incapacitada temporariamente para o trabalho e contribua para o INSS. Mas precisa ainda preencher os seguintes requisitos:
- Carência mínima de 12 contribuições;
- Estar incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias;
- Estar na qualidade de segurado.
Além disso, o segurado vai precisar passar por uma perícia médica feita por um médico perito habilitado do órgão que vai constatar se há ou não a incapacidade temporária para o trabalho.
Leia em seguida: Acaba de sair Nova Carteirinha para Idoso – Veja agora
Precisamos mencionar que em muitos casos de depressão, o INSS tem negado o pedido de benefício feito pelo segurado. Todavia, há muitos anos, a Justiça tem concedido o direito para a pessoa, por isso, as chances são maiores para se conseguir pela esfera judicial.
Principais sintomas da ansiedade e depressão
Confira, em seguida, os principais sintomas que pessoas com ansiedade e depressão precisam enfrentar:
- Náuseas e vômitos;
- Tensão muscular;
- Dor de barriga ou diarreia;
- Fadiga;
- Boca seca;
- Mãos geladas e suor frio;
- Tremores nas mãos e em outras partes do corpo;
- Falta de ar ou respiração ofegante;
- Dor ou aperto no peito;
- Irritabilidade;
- Sono não reparador;
- Dificuldade para dormir e insônia;
- Pensamentos descontrolados e obsessivos sobre determinada situação ou problema;
- Preocupação exagerada que não condiz com a realidade;
- Medo constante;
- Pressentimentos negativos;
- Dificuldades de concentração;
- Nervosismo constante.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!