Confira as mudanças na prova de vida INSS anunciadas que vão impactar todos os beneficiários. Veja os detalhes em seguida.
Recentemente, o presidente em exercício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, comunicou que estão explorando novas mudanças para a prova de vida em 2023. O propósito é evitar que os segurados gastem tempo com esse trâmite.
Nesse sentido, os registros biométricos coletados nas catracas dos ônibus serão incorporados aos arquivos da autarquia. Em princípio, a comprovação de vida ficaria automatizada.
“Nós estamos articulando com a Secretaria de Transporte do DF, que um segurado nosso, ao passar em uma catraca onde é identificado biometricamente, faça a prova de vida. Isso evita gastos de tempo da população”, disse o Presidente.
Cabe ressaltar que a comprovação de vida consiste em um processo rotineiro para os beneficiários do INSS, tais como aposentados e pensionistas. Desse modo, se previnem irregularidades na atribuição dos benefícios previdenciários.
Nos dias atuais, a prova de vida presencial nos bancos se tornou facultativa, pois agora, o INSS implementou mudanças e o procedimento automático acontece por cruzamento de informações em bases governamentais. Contudo, a meta dos técnicos é eliminar essa exigência e automatizar:
“Nós invertemos o ônus da prova de vida. Nós vamos adotar a prova de vida ativa, onde o segurado não vai precisar ir à rede bancária e outros lugares. Isso passa por tecnologia e compartilhamento de dados”, destacou Stefanutto.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Mudanças na prova de vida INSS em 2023

Após as mudanças, O INSS efetua a prova de vida através do cruzamento de informações arquivadas em bancos governamentais oficiais. Desse modo, o órgão acessa dados de cada segurado para realizar a comprovação. Algumas situações exemplificativas são:
Leia em seguida: Justiça em ação: STF pode obrigar INSS a pagar revisão da vida toda – Veja os possíveis desdobramentos!
- Uso do aplicativo Meu INSS;
- Contratação de empréstimo consignado por reconhecimento biométrico;
- Atendimento presencial em uma agência do INSS;
- Reconhecimento biométrico em instituições ou entidades parceiras do órgão;
- Perícia médica por telemedicina ou presencial;
- Atendimento em sistema público de saúde ou rede conveniada;
- Vacinação;
- Atualização do Cadastro Único feita pelo responsável familiar;
- Votação nas eleições;
- Cadastro ou recadastramento em órgãos de trânsito, ou segurança pública;
- Emissão/renovação de documentos como, por exemplo, passaporte, carteira de identidade, carteira de trabalho, alistamento militar, entre outros;
- Recebimento de pagamento do benefício por biometria;
- Declaração do Imposto de Renda (IR) como titular ou dependente.
Leia em seguida: Chegou a oportunidade: Governo lança programa com cartão de crédito sem juros para beneficiar os consumidores
Por fim, após as mudanças, nas situações em que não for possível localizar registros realizados pelo beneficiário do INSS que possam servir como prova de vida, ele receberá um aviso para realizar o procedimento pessoalmente. Assim sendo, é fundamental permanecer atento ao Meu INSS e manter seus dados devidamente atualizados.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!