Uma surpresa MUITO BOA para muitos veio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): o anúncio da antecipação da primeira parcela do abono extra do 13º salário para aposentados, pensionistas e vários beneficiários de auxílios. Essa ação visa injetar capital na economia e oferecer um alívio financeiro para os beneficiários.
O decreto que autoriza a antecipação da gratificação natalina foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e divulgado no Diário Oficial da União (DOU) em 13 de março deste ano.
Essa antecipação é uma novidade importante, visto que no início do ano não havia uma resposta definitiva sobre a possibilidade de adiantamento do 13º salário. E realmente é motivo de comemoração! Veja a seguir quem receberá, como funcionam os cálculos e quais as novas datas de pagamento!
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Beneficiários Qualificados para o 13º Salário do INSS
Todos os segurados e dependentes da Previdência Social que recebem os seguintes benefícios têm direito ao 13º salário:
- Auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença)
- Auxílio-acidente
- Aposentadoria
- Pensão por morte
- Auxílio-reclusão
Como é Realizado o Cálculo do 13º Salário?
- Encontre o Valor Mensal do Benefício: Encontre o valor mensal do benefício nos comprovantes de pagamento do INSS.
- Divida o Valor Mensal por 12: Divida o valor mensal por 12 para obter o valor proporcional do benefício para cada mês.
- Multiplique pelo Número de Meses Trabalhados: Multiplique o valor proporcional pelo número de meses trabalhados no ano.
- Resultado Final: O resultado? Isso mesmo! O valor do 13º salário que virá ao beneficiário.
Calendário de Pagamento do 13º Salário do INSS
O calendário de pagamentos dos benefícios do INSS vem estruturado em lotes, levando em consideração o número final do benefício e a renda mensal de cada beneficiário.
Conforme informações divulgadas no portal do governo federal, para determinar o número final do benefício, é preciso desconsiderar o algarismo do dígito verificador.
As datas de pagamento em 2024 seguirão o mesmo padrão adotado nos anos anteriores, como 2022 e 2021. Elas permanecerão sincronizadas com o calendário habitual do INSS nos meses de abril e maio.
Em contraste com o que ocorreu em 2023, quando a antecipação se deu nos meses de maio e junho, neste ano as datas seguem o modelo tradicional.
Leia Mais: Nova lei determina fim da CNH para Este Grupo – Saiba quem pode se beneficiar dessa mudança
As datas de pagamento do 13º salário do INSS virão organizadas conforme o número do benefício. Essas datas são estabelecidas para garantir que todos os beneficiários recebam seus pagamentos de forma organizada e eficiente, seguindo o padrão estabelecido pelo INSS. Confira o calendário completo a seguir!

Como Solicitar os Benefícios do INSS?
Para ter acesso aos benefícios do INSS, é preciso cumprir critérios específicos, que variam de acordo com o tipo de benefício solicitado, incluindo idade mínima, tempo de contribuição e carência.
Leia mais: Novo projeto proíbe débito de valor parcial ou total da fatura de cartão de crédito – Confira
A solicitação está disponível de várias maneiras: presencialmente em uma agência do INSS, mediante agendamento prévio, através do site ou aplicativo ‘Meu INSS’, ou ainda pelo telefone 135.
Depois da solicitação, a documentação passará por análise, se o benefício for concedido, o INSS informará o valor a ser recebido pelo beneficiário, bem como a data de pagamento.
Veja Também: ATENÇÃO: 13º salário dos APOSENTADOS vai VIR PAGO em ABRIL
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!