Em novembro de 2024, o INSS concederá um pagamento extra do 13 salário para alguns beneficiários, trazendo uma boa notícia para aposentados e pensionistas. Esse adicional tem como objetivo oferecer um suporte financeiro extra, ajudando a melhorar a qualidade de vida dos segurados. Fique atento às informações sobre os elegíveis e as datas de pagamento.
Pagamento do 13 Salário do INSS em 2024

Após o término dos pagamentos do 13º salário do INSS no primeiro semestre, muitos beneficiários que começaram a receber os pagamentos apenas após abril, quando os repasses foram iniciados, ficaram sem o valor adicional. Isso gerou dúvidas sobre a possibilidade de ainda receber o 13º salário em 2024.
A antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS foi autorizada pelo presidente em março, com os primeiros pagamentos ocorrendo entre abril e maio, divididos em duas parcelas de 50% do benefício mensal. No entanto, na segunda parcela, foram aplicados descontos de imposto de renda para os contribuintes. Confira a seguir como será o pagamento para aqueles que não receberam a antecipação.
Quem tem direito ao 13 Salário?
O 13º salário é concedido aos segurados e pensionistas da Previdência Social que, em 2024, estiveram recebendo aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão. Para os benefícios temporários, o valor do 13º é calculado proporcionalmente ao período em que o benefício foi recebido.
Os beneficiários do salário-maternidade também têm direito ao 13º proporcional, que será pago juntamente com a última parcela do benefício, de forma separada dos demais pagamentos. No entanto, o 13º salário não é concedido aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou da Renda Mensal Vitalícia (RMV).
Assim, aqueles que não receberam o 13º salário em abril e maio devido à concessão tardia do benefício pelo INSS terão o pagamento realizado ainda este ano, em uma única parcela.
Pagamento do 13 salário do INSS em Parcela Única
A antecipação do 13º salário para os segurados do INSS tem como objetivo estimular a economia e movimentar o mercado. Introduzida em 2020 para ajudar a enfrentar os desafios econômicos provocados pela pandemia de Covid-19, a medida foi mantida em 2021, 2022 e 2023.
Apesar de haver dúvidas sobre sua continuidade neste ano, um novo decreto assegurou que os pagamentos fossem realizados no primeiro semestre. Para os beneficiários que não receberam o abono no início do ano, o 13º salário será pago em novembro, em uma única parcela.
Calendário de pagamentos dos Benefícios do INSS em 2024
O INSS divulgou o cronograma de pagamentos dos benefícios previdenciários para 2024. Os depósitos serão realizados conforme o último dígito do número do cartão de benefício, desconsiderando o dígito verificador. Abaixo, você pode conferir o cronograma oficial dos pagamentos do INSS para este ano:

Extrato do INSS
Consultar o extrato do INSS é um processo fácil e direto. Os segurados devem entrar no aplicativo do INSS ou no site Meu INSS e fazer login com sua conta Gov.br.
Após a autenticação, é possível visualizar detalhes como o extrato de pagamentos, conferir os valores futuros a serem recebidos e agendar ou remarcar perícias médicas.