Adicionar o CPF na nota durante suas compras pode render mais do que você imagina. Em um evento recente em Mauá, cidade localizada na Grande São Paulo, um feliz consumidor teve sua rotina transformada ao ganhar R$ 1 milhão em um dos sorteios da Nota Fiscal Paulista, um programa que vem fomentando a inclusão do CPF em notas fiscais em todo o estado.
Este feliz evento destaca uma prática que, além de potencialmente lucrativa, contribui para a transparência fiscal e o combate à evasão de impostos. Para muitos, pode parecer apenas mais um número na nota, mas as implicações são significativas tanto para o indivíduo quanto para a sociedade.

Imagem Canva
Como Funciona o Programa Nota Fiscal Paulista?
O programa Nota Fiscal Paulista foi criado como uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo para encorajar os consumidores a solicitar o CPF na nota fiscal. Com isso, parte do imposto recolhido nas compras é devolvida ao consumidor, seja por meio de créditos ou, como visto no caso de Mauá, através de um sorteio valioso.
Pergunta: Quais são os benefícios de incluir o CPF na nota?
Os benefícios de incluir seu CPF na nota vão além da chance de ganhar prêmios em dinheiro. Os consumidores também acumulam créditos que podem ser utilizados para abater o valor do IPVA, por exemplo, ou até mesmo serem transferidos para uma conta corrente ou poupança.
Outros Estados com Programas Similares
Embora a Nota Fiscal Paulista seja bastante conhecida, outros estados brasileiros possuem iniciativas semelhantes que buscam recompensar consumidores fiscais e fortalecer as receitas estaduais por meio do estímulo à emissão de notas fiscais com CPF. Veja alguns deles:
- Nota Fiscal Gaúcha (Rio Grande do Sul): Além de prêmios em dinheiro, o programa oferece descontos no IPVA e beneficia entidades sociais escolhidas pelos participantes.
- Nota Fiscal Mineira (Minas Gerais): Oferece créditos e também realiza sorteios de prêmios em dinheiro para quem inclui o CPF na nota.
Participar desses programas é fácil e pode ser feito online, através dos sites específicos de cada programa estadual. Os consumidores simplesmente se cadastram, incluem o CPF nas compras e, além de receberem benefícios, ajudam na fiscalização e regulamentação dos impostos estaduais.
Portanto, não deixe de incluir seu CPF na nota durante suas próximas compras. Além de contribuir para a diminuição da sonegação fiscal, você ainda poderá receber parte do dinheiro de volta ou até mesmo ser o próximo milionário, como o sortudo morador de Mauá.

