O INSS vai pagar novos valores aos seus beneficiários. Afinal, depois de verificar um erro no sistema, perceberam que alguns segurados ficaram prejudicados.
Além disso, há novidades em relação ao empréstimo consignado. A taxa de juros dessa modalidade de crédito contribuiu para melhorar as condições de liberação de valores.
Portanto, confira quais são as novidades do INSS. Boa leitura.
Falha no sistema do INSS permite grana extra

O INSS deixou à margem da revisão do artigo 29 um contingente de pelo menos 148.185 benefícios que, por alguma falha, não se inseriram no calendário de pagamentos entre os anos de 2013 e 2022. Porém, essa correção assume relevância por um motivo: entre os anos de 2002 e 2009, o órgão previdenciário cometeu erros no cálculo dos benefícios por incapacidade.
Naquela época, o INSS negligenciou a exclusão das 20% menores contribuições no processo de estabelecimento da média salarial dos trabalhadores. Portanto, resultou em uma redução do montante final do benefício a ser concedido.
A história desses 148 mil casos foi trazida à luz da Justiça, somou-se à ação civil pública que compeliu o INSS a gerar acordos, por vias administrativas, para reconhecer a falha e realizar o pagamento da revisão.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Teto de juros do consignado
Os aposentados e pensionistas do INSS pagará menos juros sobre o empréstimo consignado. Afinal, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou o novo limite de juros de 1,91% ao mês para essas operações.
Leia mais: Ótima Notícia: INSS LIBERA mais de R$16.000 para ESTE GRUPO – veja quem pode receber essa grana
O teto dos juros para o cartão de crédito consignado também caiu de 2,89% para 2,83% ao mês. Sendo assim, o beneficiário tem condições melhores para solicitar o empréstimo.
Vale ressaltar que o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou no dia 20 de setembro que a taxa teto de juros cobrada em empréstimos consignados de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social vai acompanhar a redução da taxa básica de juros (Selic). Todavia, a declaração foi dada na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados. Portanto, há possibilidade dos juros baixarem ainda mais esse ano.
Leia em seguida: INSS pagará SALÁRIO EM DOBRO – Veja quem terá direito
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

