Os recursos esquecidos em instituições bancárias ainda podem ser recuperados. Contudo, com a crescente presença digital em nossas vidas, os indivíduos agora têm a oportunidade de manter valores em várias carteiras online. Com o advento dos bancos virtuais, a relação das pessoas com as instituições financeiras tem se transformado.
Com o intuito de restituir às pessoas os valores esquecidos, o Banco Central desenvolveu um sistema que analisa o CPF ou CNPJ do cidadão. Dessa forma, é feita a verificação de eventuais recursos financeiros que possam ter sido deixados de lado ao longo do tempo. Esses fundos podem ser de grande ajuda agora.
De fato, possuir um dinheiro esquecido é sempre benéfico. Especialmente quando ele já lhe pertencia e, inadvertidamente, você acabou deixando-o ou encerrando sua conta, com o valor ainda associado ao seu nome. Por isso, é fundamental compreender como o sistema criado pelo Banco Central funciona.
Como consultar o dinheiro esquecido?
O programa Valores a Receber recebeu ampla divulgação com o propósito de assegurar aos cidadãos a chance de sacar o dinheiro esquecido que já lhes pertence. No entanto, existem mais de R$7 bilhões que ainda estão disponíveis para serem consultados por pessoas físicas e jurídicas.
Leia mais: REALIZE SEUS SONHOS: Empréstimo para o BPC disponível em diversos bancos – Descubra como solicitar
Entretanto, para ter acesso, o cidadão precisa acessar o site dos Valores a Receber, inserir o seu CPF ou CNPJ, nome completo e a data de nascimento. Após a validação, receberá a informação de que existem valores pendentes para recebimento em seu nome ou que não há dinheiro disponível para saque.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Tipos de valores a receber
Na etapa inicial do sistema de Valores a Receber, conforme indicado pelo Banco Central, é possível realizar a consulta dos valores de:
Leia mais: Descubra como parcelar dívidas de até R$ 5 mil em 60 vezes e fique atualizado!
- conta corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
- tarifas cobradas indevidamente e que aparecerem em acordo assinado com o Banco Central;
- parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente e que aparecerem em acordo assinado com o Banco Central;
- cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito, e
recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados.
Cuidado com os golpes
O Banco Central adverte sobre a importância de as pessoas terem o máximo de cuidado com os possíveis golpes. Afinal, existem aqueles que estão de olho no dinheiro esquecido que não lhes pertence. Portanto, algumas dicas do órgão financeiro são:
Leia mais: Benefícios Previdenciários: Redução no RENDIMENTO – Descubra as Mudanças!
- O Banco Central jamais envia links ou entra em contato para tratar sobre o dinheiro esquecido ou para confirmar os dados pessoais;
- Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode te contatar e ela nunca vai pedir sua senha;
- NÃO clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram;
- NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!