O programa Poste Legal é uma iniciativa inédita do Governo Federal, assinada pelos ministros Juscelino Filho (Comunicações) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). Portanto, promete mudanças no acesso à energia elétrica.
O projeto é, na verdade, o Programa Nacional de Compartilhamento de Postes. O seu objetivo é tentar organizar os fios nos postes das cidades brasileiras, afinal, dessa forma consegue otimizar o acesso e o fornecimento de energia elétrica. Além disso, melhorar o visual dos emaranhados nos postes brasileiros.
Para melhorar o ambiente e o fornecimento de energia elétrica, o programa Poste Legal chega com novidades. Veja mais.
Como o Programa Poste Legal ajuda na energia?

As instalações de cabos e fios elétricos nos postes são uma prática comum, e um cenário muito tradicional nas ruas dos grandes centros. Afinal, os postes precisam ser compartilhados pelas empresas, e a estrutura desse compartilhamento tem se tornado uma preocupação.
De acordo com o ministro Juscelino Filho, 65 milhões de residências possuem internet graças aos postes. Portanto, qualquer mudança nestas instalações impactam uma boa parcela de pessoas. Além, é claro, do fornecimento de energia elétrica que também depende deste mesmo método.
Leia mais: Aposentadoria por invalidez do INSS: Veja as últimas notícias que saíram!
Os ministérios, de Minas e Energia e de Comunicação, acreditam que a mudança nas instalações dos cabos vai ajudar os consumidores. Afinal, ela:
- Tornará a instalação dos cabos mais segura;
- O visual dos postes ficará mais limpo;
- Empresas terão os custos operacionais reduzidos, logo poderão repassar essa economia diminuindo o valor da energia elétrica.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp
Benefícios esperados
A expectativa é de que o programa Poste Legal traga uma série de benefícios para a sociedade brasileira. Mas o destaque é para a melhoria na estética urbana, com a organização dos fios nos postes, evitando o emaranhado que tanto incomoda a população. Portanto, proporcionará maior segurança, reduzindo os riscos de acidentes relacionados aos postes e fios desordenados.
Leia mais: FIM DAS DÍVIDAS DOS APOSENTADOS! Não pague essas contas; Veja como
A organização dos fios e o compartilhamento regulamentado dos postes podem impulsionar o desenvolvimento das redes de telecomunicações. Dessa forma, amplia o acesso à internet de qualidade e outros serviços essenciais para a população. Além disso, o serviço otimizado dos postes facilita a manutenção e inspeção das redes, garantindo um serviço mais eficiente e confiável para os consumidores.
Desafios e expectativas
Apesar do lançamento do programa, ele enfrenta o desafio de alinhar os interesses de diferentes setores, garantindo que tanto as empresas de telecomunicações quanto as distribuidoras de energia elétrica se beneficiem da iniciativa e colaborem para a sua implementação efetiva.
Portanto, a fiscalização do uso dos postes e a aplicação de penalidades em caso de descumprimento das normas estabelecidas são pontos cruciais para o sucesso do programa.
O governo federal demonstra o compromisso em melhorar a infraestrutura do país, proporcionar uma vida urbana mais organizada e segura para a população. Sendo assim, espera-se que o programa traga resultados positivos a curto e médio prazo.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!