Além de experiências, a idade traz muitos benefícios aos brasileiros. Sendo assim, confira abaixo as principais dádivas de envelhecer e conheça os benefícios para idosos acima de 60 anos que talvez você nem sabia que tinha.
Boa leitura!
Idosos no Brasil
No Brasil, a população idosa tem desempenhado um papel cada vez mais relevante na sociedade. Hoje, existem mais de 33 milhões de pessoas acima de 60 anos e com o aumento da expectativa de vida e avanços na área da saúde, observa-se um crescimento significativo no número de idosos no país.
Aqui no nosso portal, por exemplo, você pode acompanhar dicas de saúde para aumentar a longevidade dessas pessoas e para garantir mais qualidade de vida. E não tem como falar de qualidade de vida sem falar de benefícios, não é mesmo?!
Nesse sentido, continue a leitura até o fim e surpreenda-se com os 8 benefícios exclusivos para os idosos.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Benefícios para idosos

Confira os principais benefícios para idosos em 2024 que incluem turismo, saúde, cultura e muito mais. Ah, e confira também o link que direciona ao passo a passo de como adquirir a Carteira do Idoso, essencial para a concessão dos benefícios.
Leia mais: Tem entre 60 e 63 anos? Atenção à estas Mudanças Importantes do INSS
1. Isenção de contas e dívidas
A partir dos 60 anos, os idosos têm o direito de usufruir das disposições da Lei do Superendividamento (Lei nº 14.181/2021), que visa proteger os idosos enfrentando múltiplas dívidas em aberto.
Esta legislação assegura a isenção de contas e dívidas, além de encargos abusivos e juros excessivos, simplificando também o processo de renegociação de empréstimo junto a instituições financeiras, empresas de crédito e serviços públicos.
Sendo assim, esse benefício de isenção para idoso (sob a Lei do Superendividamento) deixa livre contas de água, luz, gás, telefone, internet, boletos, dívidas nos bancos, crediários e empréstimos. Mas apenas se o idoso comprovar que está superendividado e não consegue paga.
Para isso, é muito importante procurar um advogado de confiança!
Leia mais: Confira agora os 5 fatores recomendados para o idoso ter mais saúde – Não Perca Mais tempo
2. Prioridade na restituição do Imposto de Renda
O Estatuto do Idoso estabelece que indivíduos com 60 anos ou mais têm prioridade na restituição do Imposto de Renda, sendo que aqueles com 80 anos ou mais têm precedência sobre os demais idosos nessa fila de recebimento.
3. Direito a acompanhante em internações
O Estatuto do Idoso (Lei Federal n° 10.741) diz no art. 16:
“Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico”.
4. Viajar de graça
Graças à Carteira do Idoso, pessoas acima de 60 anos podem viajar de graça. Sendo assim, eles podem andar gratuitamente nos transportes públicos e ainda viajar de um estado para outro. Solicite a Carteira do Idoso.
5. Isenção no IPTU
Dentro do Estatuto do Idoso, regulamentado pela Lei nº 10.741/03, há uma disposição que possibilita a isenção do IPTU para os idosos. Contudo, é relevante ressaltar que os critérios para a obtenção desse benefício podem divergir conforme a localidade ou jurisdição específica.
Mas em geral, pessoas acima de 60 anos podem ter o benefício. Saiba como pedir o IPTU de graça!
6. Vagas preferenciais
As vagas de estacionamento preferenciais para os idosos também é um dos benefícios muito importantes que mudam o dia a dia da terceira idade.
Ademais, pessoas acima de 60 anos têm atendimento prioritário em bancos, farmácias, hospital, supermercados, no Procon e afins.
7. Descontos em cinemas
Os idosos também têm descontos em cinemas, teatros, shows e todo tipo de evento cultural. Inclusive, quando um show libera a bilheteria, sempre têm os ingressos preferenciais de meia entrada, direcionados ao público da terceira idade.
8. Programa Habitacional
O idoso recebe preferência em programas de habitação pública ou subsidiados pelo governo, onde 3% das unidades são destinadas exclusivamente a eles. Além disso, os critérios de financiamento de casa devem estar alinhados com os rendimentos provenientes de aposentadorias e pensões.
Veja Também: Como usufruir dos privilégios dos idosos!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!