Fique atento! Aposentados recebem carta falsa sobre a revisão da vida toda e podem ter grandes prejuízos. Veja em seguida mais informação.
Diariamente tentativas de golpe envolvendo a revisão da vida toda acontecem em todo o país, com público alvo os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os quais recebem cartas de associações, escritórios e de empresas de cálculos.
Em uma reportagem feita pela Folha de S.Paulo, duas cartas acessadas possuem erros ao tratar sobre a revisão, além de instigar os aposentados a entrarem com o processo judicial quanto antes, estabelecendo também uma data para entregarem os documentos solicitados.
Nesse sentido, a carta falsa sobre a revisão da vida toda, pode levar muitos aposentados a caírem em golpes. Afinal, por meio dessa ação, os beneficiários que fazem parte do grupo de pessoas elegíveis para ingressar com a ação, podem receber altas quantias.
Tendo direito a reanálise dos benefícios os segurados que aposentaram nos últimos dez anos, pelas regras vigentes antes da Reforma da Previdência que aconteceu em 2019 e gerou uma série de mudanças nas regras de concessão dos benefícios previdenciários.
Portanto, a revisão permite que salários anteriores a julho de 1994, ano em que houve a implementação do Plano Real, passem a integram o cálculo do salário de benefício. Para muitos esse aumento pode chegar a mais de R$ 1.000. Saiba mais!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Revisão da vida toda: como se prevenir do golpe da carta falsa

De acordo com a advogada Adriane Bramante, que também atua como presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, o recomendado é que a pessoa não procure as empresas que encaminham a carta falsa sobre a revisão da vida toda. Destacando que “o ideal é não procurar a empresa que mandou a carta e sim um advogado de confiança, que seja especialista em direito previdenciário.”
Leia em seguida: Oficial: APOSENTADOS vão RECEBER mais de R$ 300 MIL e passam a RECEBER o TETO MÁXIMO do INSS – CONFIRA AGORA MESMO
Entre os segurados que receberam a carta, uma aposentada, recebeu a informação pelo documento de que os segurados que tiveram o benefício concedido entre 2013 e 2023, tem direito a revisão, mas deixa de mencionar que a reforma de 2019, alterou as normas de cálculo dos benefícios. E, que havendo a liberação da renda, posteriormente, não será mais possível entrar com a revisão.
Visando atrair a segurada, a carta falsa sobre a revisão da vida toda a instiga a participar de uma palestra em uma determinada data na empresa localizada na região central da capital paulista. Bem como, pede que ela leve junto documentos pessoais e comprovante de residência. Contando também com números de WhatsApp.
Leia em seguida: PROVA DE VIDA INSS SETEMBRO – Fique atento ao PRAZO para não PERDER SEU BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO
Outra situação alarmante, consiste no pedido do golpista para que o aposentado compareça em até 48 horas a empresa com os seus documentos em mãos, levando ainda o número de benefício e a carta de concessão.
Por fim, fique atento a esses golpes e não envie qualquer documento por WhatsApp e e-mail, por exemplo. Procure sempre um advogado de sua confiança, para que ele verifique se você realmente tem direito a revisão da vida. E, calcule a renda mensal antes mesmo de entrar com a ação, pois em alguns casos pode haver a redução do salário.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!