Recentemente o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), divulgou uma grande novidade da qual fez muitos segurados ficarem muito mais tranquilos. Um grande dilema passou a atormentar a grande parcela dos idosos.
Estamos falando a respeito da prova de vida do INSS. Nesse sentido, já ficou decidido pelo próprio Instituto que não ocorrerá nenhum tipo de bloqueio dos pagamentos por falta da prova de vida do INSS para os beneficiários.
Ótima notícia sobre o bloqueio da prova de vida do INSS
Todos os idosos contemplados com um tipo de salário vitalício do INSS podem dormir tranquilamente a partir de agora. O Ministério da Previdência Social bateu o martelo e o Instituto deu sinal verde que não terá mais bloqueio de benefícios por falta da prova de vida.
Leia mais: Quem é aposentado pode ter cartão de crédito? Confira as dicas para fazer a contratação
Para quem não recorda, o INSS divulgou durante o mês de fevereiro que aproximadamente 4 milhões de segurados estavam passando pelo perigo de perderem o salário. Ou seja, isso ocorreu, pois não puderam achá-las para a comprovação de vida.
Desse modo, todos na lista deveriam realizar um deslocamento até uma agência da Previdência mais próxima, ou até mesmo no banco pagador. Porém, tal decisão causou nervosismo em diversos aposentados e o governo federal cancelou.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Alterações na prova de vida do INSS
As alterações conduzidas por meio do governo prezam em duas mudanças principais voltadas na própria prova de vida dos beneficiários do INSS. Portanto, é muito importante que você preste a atenção nos detalhes a seguir.
Em primeiro lugar, é válido ressaltar que até o dia 31 de dezembro de 2024 não haverá bloqueio de benefícios por falta da prova de vida do INSS. Outra mudança relevante é que o tempo de contagem para uma comprovação inédita começa partindo da data da última atualização do benefício ou mesmo da última prova de vida.
Outro ponto importante e de destaque que se deve citar é como vai funcionar a prova de vida a partir de agora. Logo abaixo você verá com detalhes todas as características que ficarão vigentes para o funcionamento do recurso.
Funcionamento inédito na prova de vida
A prova de vida deve passar por grandes alterações. Desde o ano de 2022, é a obrigação do próprio INSS procurar a comprovação de vida do beneficiário, ou seja, o instituto utilizará dados que estão incluídos na base do governo.
Como resultado, ainda é válido como prova de vida a contratação de empréstimo consignado realizado por reconhecimento biométrico, acesso ao aplicativo Meu INSS, realização de perícia médica, atendimento presencial em agências do INSS, recebimento do pagamento de benefício com biometria, declaração do Imposto de Renda, votação em eleições, vacinação, alistamento militar e emissão ou renovação de passaporte e diversos outros documentos.
Gostou do conteúdo? Portanto o Jornal JF traz diariamente as melhores notícias sobre o INSS, política, economia e entretenimento. Continue acompanhando o nosso blog e não perca mais nenhuma atualização!
Veja Também: 13 salário NOVAS DATAS e VALORES
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!