Em 2023, a prova de vida do INSS passou por novas atualizações. Não obstante, a prova de vida é um procedimento realizado todos os anos para comprovar que a pessoa que recebe algum benefício de longa duração do INSS está viva, como é o caso da prova de vida INSS outubro que vai acontecer.
Nesse sentido, devido as novas mudanças, o INSS passou a realizar o procedimento de forma automática, para reduzir a burocracia e trazer mais segurança e transparência aos segurados. No entanto, se determinados dados não forem encontrados, é possível ficar de fora da prova de vida.
Então, veja a seguir como vai funcionar a prova de vida INSS outubro, leia na íntegra.
Entenda as novas regras com relação a prova de vida do INSS

Em primeiro lugar, a prova de vida INSS outubro é um procedimento realizado, todos os anos, para comprovar que o aposentado, pensionista ou outro beneficiário continua com vida e, dessa forma, deve continuar recebendo os valores da aposentadoria, pensão ou outro benefício.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Não obstante, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) passou a realizar a prova de vida de forma automática. E assim, o INSS passou a utilizar um sistema de comparação de informações em diferentes bancos de dados, tornando assim uma forma mais fácil de manter o benefício dos aposentados.
Leia em seguida: Diga adeus às dívidas com a plataforma Caminho da Riqueza – Saiba como aderir!
Esse sistema de comparação de informações reúne diversas ações dos segurados, registradas ao longo do ano, nos diferentes bancos de dados dos parceiros. Por exemplo, se o aposentado tiver se consultado em um hospital público, por exemplo.
Veja quem precisa fazer a prova de vida INSS 2023
Em síntese, todos os segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte ou benefício por incapacidade precisam realizar a prova de vida INSS todos os anos. Todavia, o INSS tem realizado o procedimento de forma automática, contudo, fique atento as notificações no aplicativo Meu INSS.
Leia em seguida: Vitória dos Aposentados: Justiça Libera R$ 1,7 Bilhões em Atrasados do INSS!
E o que acontece se eu não fizer a prova de vida INSS outubro?
De forma resumida, os aposentados e pensionistas que devem passar pela prova de vida INSS outubro e, não o fizerem, pode começar a ter benefícios interrompidos, por exemplo, deixar de receber o 13 salário INSS em novembro, ou ainda, ter a aposentadoria bloqueada.
Devido a sua importância, a prova de vida é um procedimento obrigatório, não é à toa e, deve ser realizado por todos os aposentados e pensionistas da Previdência Social que estão na lista para fazer o procedimento no mês designado.
Com pente fino e prova de vida, INSS volta a bloquear aposentadorias
Em 2023, o INSS está demonstrando ainda mais rigidez com relação aos benefícios da Previdência Social. Nesse sentido, já anunciou a realização do pente fino e também da prova de vida neste ano de 2023 para identificar possíveis fraudes e irregularidades na transferência de recursos.
Leia mais: ANÚNCIO INSS: Abono Extra Confirmado para 2023 – Descubra se você está na lista agora mesmo!
Em vista disso, a Ministra do Planejamento Simone Tebet informou que o Governo Federal vai realizar uma grande operação do pente fino. Não obstante, quem recebe aposentadoria por invalidez, auxílio-doença ou LOAS tem grande chance de ser convocado para uma perícia de revisão.
Em suma, o Jornal JF recomenda que você mantenha os dados atualizados na plataforma Meu INSS, e também não cometa fraudes com relação a aposentadoria, pensão ou outro benefício da Previdência Social, e siga a realização de todos os procedimentos, como é o caso da prova de vida!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!