Uma das preocupações dos aposentados do INSS, está em ter que enfrentar a suspensão do seu benefício previdenciário. Alguns segurados, inclusive, ao consultarem seu saldo bancário, já perceberam que seus pagamentos mensais, não estavam depositados.
Isso porque, ao constatar erros ou irregularidades em aposentadorias, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, pensões, entre outros benefícios, o Instituto, faz o bloqueio dos pagamentos. Podendo estar ligado a inúmeros motivos.
Pensando em auxiliar você a entender os principais motivos que podem levar o INSS a fazer a suspensão do seu benefício, preparamos este conteúdo com todas as informações. Veja em seguida!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
O que significa benefício bloqueado?

O benefício bloqueado está ligado a suspensão do direito de receber o salário mensal do INSS por um determinado período, estando ligado a algum motivo. Contudo, se diferencia do cancelamento, pois o bloqueio garante ao segurado a chance de reverter a situação. Enquanto o cancelamento, exige uma nova solicitação ou até mesmo a necessidade de requerer por via judicial.
Leia em seguida: NOVIDADE QUENTE: Descubra os 11 Benefícios Especiais que Esperam por Você, Idoso – Consulte Agora!
Principais motivos para suspensão de benefício do INSS
Confira abaixo os motivos que podem gerar a suspensão do seu salário de benefício:
1 – Benefício concedido com erros
O INSS conta com um programa criterioso para análise, revisão e manutenção dos benefícios previdenciários, para conseguir identificar erros ou irregularidades. Mas, em alguns casos, pode haver a concessão com erro como, por exemplo, o segurado está recebendo um valor maior do que teria direito. Ou apresentação de documentação falsa para conseguir receber o benefício.
Leia em seguida: NOVIDADE: Consulta mostra que VALORES PERDIDOS estão liberados – Saiba como pegar o seu!
Nesse sentido, o Instituto, todos os anos, faz a verificação de possíveis irregularidades. Esse procedimento é conhecido como operação pente-fino. Por isso, o bloqueio do benefício, neste caso, pode acontecer quando o órgão entender que a defesa do segurado é insuficiente ou quando ele deixa de apresentar defesa após receber a notificação do órgão.
2 – Não comparecer na perícia obrigatória
O segundo motivo que pode levar o INSS a fazer a suspensão do seu benefício, consiste em deixar de fazer a perícia obrigatória, por meio de convocação judicial ou administrativa, no caso da aposentadoria por invalidez. Pois a solicitação pode ser feita a qualquer momento, para comprovar que continue incapacitado de forma total e permanente para o trabalho e sua reabilitação profissional não é possível.
Leia em seguida: BOA NOTÍCIA: Você tem mais de 60 anos? ENTÃO CLIQUE E CONFIRA BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS LIBERADOS EM 2023 PARA IDOSOS!
Dessa forma, deixando de comparecer, o Instituto, faz o bloqueio do benefício. Lembrando que o auxílio-doença, atual benefício por incapacidade temporária, também se encaixa nesta situação.
3 – Cadastro Único (CadÚnico) desatualizado
Se você recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) é indispensável manter seu CadÚnico atualizado a cada dois anos ou quando houver mudanças como, por exemplo, de endereço. Caso, contrário, o INSS, responsável pela manutenção do benefício, pode bloquear seu pagamento mensal.
Leia em seguida: SAIU LISTA das dívidas que os Aposentados não precisam pagar – CONFIRA AGORA TODOS OS DETALHES
O que fazer se o INSS fazer a suspensão do meu benefício?
Acima listamos os 3 principais motivos que levam a suspensão do benefício pago pelo INSS. Nesse sentido, ao se deparar com seu pagamento bloqueado, procure identificar o motivo e seguir o solicitado pelo órgão. Em caso de dúvida se dirija a uma agência do órgão ou ligue para a Central de Atendimento 135.
Leia em seguida: INSS Anuncia ÓTIMA notícia para TODOS: Seu Salário Vai Dobrar!
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!