O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem enfrentando problemas sérios em seus sistemas neste ano de 2024. Dentre os meses de janeiro e junho, pelo menos 67 dias de falhas foram registrados, o que resulta em uma série de eventos adversos.
Atrasos nas análises para concessão de benefícios essenciais, como aposentadorias e auxílios, são alguns dos exemplos. Portanto, veja a seguir como um erro no sistema do INSS pode trazer impacto para os beneficiários e o que pode ser feito para acompanhar a sua solicitação.
Problemas em analisar e conceder benefícios
Em primeiro lugar, a Dataprev é a responsável pelos sistemas que gerem o INSS. A conhecida empresa pública realiza serviços para o governo.
Esses sistemas da Dataprev são utilizados pelos servidores do órgão para analisar e conceder benefícios do INSS, como aposentadorias, auxílio-doença, Salário-Maternidade, entre outros.
Quando apresentam problemas, se tornam indisponíveis e os servidores não conseguem dar continuidade no seu trabalho. O que leva a atrasos significativos na liberação de aposentadorias, pensões e auxílios.

Desde o começo desse ano, esses problemas em ficando ainda piores, deixando milhares de brasileiros na espera por seus direitos, e consequentemente, aumentando a fila de espera do INSS.
Dias com erro no sistema INSS por mês
Os erros nos sistemas do INSS não ocorrem de forma esporádica, e sim tem um padrão de recorrência identificado ao longo dos meses. Confira a seguir, uma distribuição dos dias com falhas registrados em 2024:
- Janeiro: 11 dias
- Fevereiro: 10 dias
- Março: 12 dias
- Abril: 11 dias
- Maio: 14 dias
- Junho: 9 dias (até o dia 20)
Vale ressaltar que há casos onde, em alguns dias, os erros nos sistemas do INSS durava o dia inteiro, atrapalhando o trabalho dos servidores, por impedir que esse pudesse analisar qualquer solicitação de benefício previdenciário.
Assim, os números revelam que mais de um terço dos dias em cada mês tiveram problemas que impossibilitaram os servidores de realizar suas funções.
Aumento das filas do INSS é a consequência
Por consequência, esses erros nos sistemas do INSS administrados pela Dataprev, levam ao aumento das filas de espera para a concessão de benefícios.
Somente em maio de 2024, mais de 987 mil pessoas estavam na fila, aguardando a análise de suas solicitações. Esse aumento preocupa, pois entre janeiro e março havia uma tendência de queda na fila, que foi revertida em abril e continuou a crescer em maio.
Como consultar o andamento da sua solicitação?
Por fim, frente aos erros enfrentados pelo órgão, é indispensável que os beneficiários saibam como consultar o andamento do seu requerimento ao INSS. Para tal, basta realizar a consulta de forma online no portal Meu INSS seguindo os passos abaixo:
- Acesse o portal do Meu INSS
- Utilize seu CPF e senha cadastrada para acessar sua conta no sistema
- No menu principal, clique em “Consultar Pedidos”
- Seguindo o passo a passo, o portal irá mostrar os pedidos em andamento e qual é o status de cada um deles.
O procedimento também pode ocorrer por meio do app Meu INSS, disponível para smartphones Android e iOS.