Redução da taxa de juros no consignado INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está em debate, e novas taxas podem prejudicar os aposentados?
A redução nas taxas de juros do empréstimo consignado estão em alta em 2023, tendo sofrido reduções anteriormente este ano.
Todavia, muitos defendem que as taxas continuam altas, enquanto os bancos recusam-se a reduzir as taxas ainda mais. Entenda como esse debate pode prejudicar ou beneficiar os aposentados do INSS.
Queda Artificial no Juro do Consignado Prejudica Aposentados e Pensionistas?

A redução nas taxas de juros do empréstimo consignado a aposentados e pensionistas do INSS, promovida pelo governo, gerou uma retração na oferta dessa modalidade de crédito.
Leia em seguida: ALERTA INSS: Veja as Datas de Pagamento para Salário + Abono Extra – Calendário Confirmado!
Essa medida, inicialmente destinada a beneficiar a população de baixa renda, teve impactos negativos no acesso ao crédito e na oferta dos bancos, incluindo instituições estatais como a Caixa e o Banco do Brasil.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
O Cronograma dos Juros em 2023
Em março de 2023, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, reduziu as taxas de juros de 2,14% para 1,7% ao mês. Em seguida, bancos deixaram de oferecer os empréstimos consignados.
Após negociação entre os bancos e o ministério da Previdência, a nova taxa foi estabelecida em 1,97% ao mês para os empréstimos consignados.
Leia em seguida: Grana Liberada para quem Trabalhou de 1971 a 1988! Confira como resgatar pelo celular agora mesmo
Alguns meses depois, em agosto, um novo corte fixou as taxas de juros do consignado em 1,91% ao mês. No mês seguinte, em setembro, uma nova redução estabeleceu a taxa.
Nova Redução em 2023!
Recentemente o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou, por 14 votos a 1, o novo limite de juros para operações de crédito consignado de aposentados e pensionistas do INSS.
Leia em seguida: VEJA AGORA: Justiça Libera R$350 Milhões para Pagar Grupo Específico de Aposentados – Veja a Lista!
O novo teto é de 1,80% ao mês, uma redução de 0,04 ponto percentual em comparação ao limite anterior, que era de 1,84% ao mês.
Teto de Juros para o Cartão de Crédito Consignado
O teto dos juros para o cartão de crédito consignado também foi reduzido, passando de 2,73% para 2,67% ao mês.
Leia em seguida: Como Ligar para o INSS? Veja agora
As propostas foram apresentadas pelo governo e entrarão em vigor cinco dias após a publicação da instrução normativa no Diário Oficial da União.
Leia em seguida: Beneficiários do Bolsa Família Recebem EXTRA em Dezembro – Veja agora
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!