Confira os motivos que podem gerar a reprovação da solicitação do empréstimo consignado INSS em 2023. Veja em seguida:
O crédito consignado é a modalidade mais procurada no mercado financeiros por oferecer vantagens como baixa taxa de juros e prazos prolongados para pagamento. Contudo, não são todos os brasileiros com direito a essa modalidade, se tornando mais buscada pelos aposentados e pensionistas.
Inclusive, esse público, pode ter uma proposta de crédito consignado negado. Abaixo você confere motivos que podem ocasionar a reprovação. Continue acompanhando!
Leia mais: Com aumento do salário mínimo, INSS paga novo valor de aposentadoria!
1 – Não estar nas categorias elegíveis para o consignado
Não são apenas os aposentados e pensionistas do INSS que tem direito de contratar empréstimo consignado. Além deles, podem fazer a solicitação do crédito os servidores públicos, militares e trabalhadores com carteira assinada. Isso porque, possuem garantia de renda, pelo fato do desconto ser direto em folha.
Nesse sentido, caso não esteja nos grupos mencionamos, pode ser um dos motivos de ter a sua solicitação de crédito negada. Vale destacar que, os autônomos não possuem acesso, por não terem renda fixa garantida.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
2 – Não ter um benefício consignável
Ter um benefício consignável é indispensável para fazer a contratação de empréstimo consignado do INSS. Isso porque, benefícios temporários, como o auxílio-doença, não entram na categoria dos elegíveis, por isso, os titulares precisam buscar outras linhas de crédito ou financiamento.
3 – Não ter margem consignável livre ou ter margem negativa
Para contratar empréstimo consignado o contratante precisa ter margem consignável disponível, por isso dois motivos que podem ocasionar a reprovação da sua solicitação são: margem indisponível ou margem negativa.
Sendo assim, a margem é o limite que os aposentados e pensionistas, por exemplo, podem comprometer da sua renda mensal com a contratação de crédito consignado. Atualmente, corresponde a 45%, ou seja, 35% para empréstimo, 5% para o cartão de crédito consignado e 5% para o cartão consignado de benefício.
Leia mais: INSS paga novo salário mínimo aos aposentados em MAIO!
4 – Enviar documentos ilegíveis para simulação
Disponibilizar para as instituições financeiras ou correspondentes bancários documentos legíveis é mais um ponto importante, pois servem como comprovante no momento da simulação e da contratação do empréstimo consignado INSS.
Desse documento, os documentos rasurados ou cópias ilegíveis, ocasionam à rejeição da proposta pelos bancos. Por isso, não esqueça de conferir os documentos para não ter problemas em contratar o crédito.
5 – Ter atingido o número limite de contratos permitidos
Atualmente, os aposentados e pensionistas, por exemplo, podem ter 9 linhas de crédito ativas, ou seja, 9 empréstimo consignado INSS ao mesmo tempo. Além disso, podem contratar mais os 2 cartões disponibilizado, que são o cartão de crédito consignado e o cartão benefício consignado. Sendo assim, ao atingir as 9 linhas de empréstimo, não podem mais contratar outras.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!