As novas regras do empréstimo consignado pegaram os aposentados e pensionistas de surpresa. No ano de 2023, houve mudanças nos principais pontos dessa linha de crédito. Confira agora quais foram essas mudanças e por qual motivo alegrou os beneficiários.
As mudanças no empréstimo consignado para aposentados e pensionistas exigiram que os bancos também se adaptassem. Essas novas regras devem valer em breve. Ficou diferente a taxa de juros, o relacionamento entre banco e cliente, dentre outras questões.
Bancos vão precisar se adaptar com transparência
A primeira mudança citada nessas novas regras do consignado é que os bancos precisarão ter mais transparência em relação às suas ofertas. Agora, eles precisarão cadastrar todas as suas informações na plataforma do Meu INSS, para ficar à disposição dos aposentados e pensionistas.
Dessa forma, eles precisam cadastrar as suas informações de taxas de juros, vantagens, condições de pagamentos, dentre outros. Sendo assim, os beneficiários poderão consultar e avaliar se é vantajoso ou não a contratação, antes mesmo de se dirigirem até os bancos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Qual a margem do empréstimo consignado em 2023?

Os empréstimos consignados possuem uma margem consignável, ou seja, é um percentual de seu benefício que poderá ser usado para o pagamento das parcelas. Essa é uma alternativa para limitar o valor que os beneficiários vão usar em crédito consignado e, dessa forma, evitar que caiam em algum endividamento.
No ano de 2023, os beneficiários do INSS podem usar 35% de seu salário para contratar empréstimo consignado e também há um percentual de 5% que pode ser usado para a contratação do cartão consignado e mais 5% para o cartão de benefício consignado. Então, são 45% do salário reservados para o crédito consignado.
Mas, esse percentual é diferente para quem recebe Benefício de Prestação Continuada- BPC. Esses podem usar um valor menor de seu benefício. Falaremos em seguida.
Quais as novas regras do empréstimo consignado BPC?
Quando liberado o empréstimo consignado para quem recebe BPC, ele tinha as mesmas regras do empréstimo dos beneficiários do INSS. Mas, acabou ocorrendo a sua suspensão, pois havia discordância sobre as questões de valores.
Então, houve a suspensão temporária do empréstimo consignado para quem recebe BPC. Quando retornou, houve diminuição na margem. Agora, é possível usar 30% para empréstimo e 5% ficam divididos entre os dois cartões.
Taxa de juros do consignado diminuiu
Em 2023, a taxa de juros do empréstimo consignado já havia caído de 2,14% para 1,97%. Essa semana, já houve mais uma diminuição. Agora, a taxa de juros é de 1,91% e essa taxa está valendo tanto para os beneficiários do INSS quanto para quem recebe BPC.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!