Acabou o prazo para entregar a Declaração do Imposto de Renda (IR) 2023! Entregar sua declaração com antecedência é uma ótima maneira de agilizar o processo de restituição. Os pagamentos da restituição do imposto de renda já começaram! A restituição do imposto de renda é o valor que é devolvido ao contribuinte quando ele pagou mais impostos do que deveria durante o ano fiscal.
O que é a restituição do imposto de renda?
No Brasil, esse processo ocorre por meio da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda. Ao fazer a Declaração de Ajuste Anual, o contribuinte informa todos os seus rendimentos e deduções permitidas por lei, como despesas médicas, educação, pensão alimentícia, entre outras.
Com base nessas informações, é calculado o imposto devido. Se durante o ano o contribuinte já tiver pago mais impostos do que o valor calculado na declaração, ele terá direito à restituição.
Leia em seguida: INSS: VEJA COMO USAR O NOVO CLUBE DE VANTAGENS E GARANTA DESCONTOS!
Uma maneira de agilizar o recebimento da restituição é entregar sua declaração com antecedência. Quanto mais cedo você enviar, mais rápido ela será processada, o que significa que você poderá receber sua restituição nos primeiros lotes.
É importante evitar enviar a declaração com inconsistências, pois correções e outros problemas podem atrasar o processamento e, consequentemente, a restituição.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como receber sua restituição mais rápido?
Uma das formas de agilizar a restituição é entregar sua declaração de forma antecipada. Quanto mais cedo você entregar, mais cedo ela será processada, podendo então pagar a restituição nos primeiros lotes.
Evite entregar a declaração com inconsistências, uma vez que correções e outros problemas podem interromper o processamento da declaração, o que resulta em uma restituição tardia.
Leia em seguida: NOVIDADE: BANCOS AGORA DEVEM DIVULGAR JUROS DO CONSIGNADO!
Não se esqueça de cadastrar corretamente sua conta corrente para receber a restituição. Isso evitará problemas ou atrasos no pagamento. É possível acompanhar o status da sua declaração de imposto de renda no site da Receita Federal. Verifique regularmente para saber em qual etapa está o processamento e se há alguma pendência.
Veja mais no site da Receita Federal: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda/restituicao-do-imposto-de-renda
Acompanhe o status da sua declaração
É possível acompanhar o status da sua declaração de imposto de renda no site da Receita Federal. Verifique regularmente para saber em que fase está o processamento e se há alguma pendência.
O primeiro lote da restituição está previsto para o dia 31 de Maio, data em que encerram os prazos para a declaração do IR em 2023. Então, entregue sua declaração o quanto antes e fique atento para receber sua restituição de forma ágil.
Leia em seguida: JUSTIÇA LIBERA R$ 9 BILHÕES EM PRECATÓRIOS DO INSS! CONSULTE AGORA!
- No aplicativo de Imposto de Renda Pessoa Física;
- No site da consulta restituição IRPF.
Caso hajam problemas na sua consulta, você pode utilizar o canal Fale Conosco da Receita Federal para tentar solucioná-lo ou realizar sua consulta.
Quando vou receber a restituição?
- 31/5 – Primeiro lote de restituição do imposto de renda.
- 30/6 – Segundo lote.
- 31/7 – Terceiro lote.
- 31/8 – Quarto lote.
- 29/9 – Quinto e último lote.
Leia em seguida: INSS EM JUNHO: VEJA TODOS OS PAGAMENTOS DESTE MÊS!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!