Este chegando ao fim as rodadas de pagamento do benefício do Bolsa Família! Caso ainda não tenha recebido os valores, pode ser que você tenha caído no pente fino do governo, e por isso foi cortado da lista de pagamento, saiba como resolver a seguir.
Mas antes, veremos a seguir também o calendário de pagamentos do Bolsa Família, hoje recebem aqueles com benefício NIS final 0. Continue conosco para não perder nada.
Benefício do Governo
O Bolsa Família se consolidou há anos como um benefício indispensável, e um dos maiores programas de transferência de renda do Governo Federal. Hoje em dia o mesmo ajuda mais de 20,8 milhões de pessoas em todo o país, segundo dados oficiais.
Devido à implementação de novas regras em 2023, duvidas foram surgindo, inclusive muitos querem saber se é possível receber os pagamentos mesmo trabalhando de carteira assinada.
Quem tem direito ao Bolsa Família?
O programa Bolsa Família deposita todos os meses um benefício no valor de 600 reais, que pode variar e se tornar maior dependendo da organização familiar de cada brasileiro. Dessa forma, famílias com membros gestantes, nutrizes ou que tenham filhos entre 7 e 18 anos recebem adicionais no benefício conforme as necessidades específicas de cada um.
Para se tornar elegível aos pagamentos do benefício, a família deve se encontrar em situação de vulnerabilidade social, ou seja, possuir renda mensal de até R$ 218 por pessoa. Para o cálculo da renda, soma-se todas as remunerações da família e o valor é dividido pelo número de pessoas presentes na casa.
Quem pode receber o Bolsa Família?
Outra questão comum entre os brasileiros, é se uma pessoas que trabalha em emprego formal pode receber os pagamentos do Bolsa Família? A resposta é sim, desde que essa família atenda os critérios determinados pelo programa, são eles:
- Residir com pelo menos outras cinco pessoas, totalizando seis integrantes no grupo familiar;
- Ser a única a possuir uma renda no grupo familiar;
- Todos devem ter cadastro no CadÚnico.
Calendário Bolsa Família 2024
No dia 18 começou o calendário de pagamentos de julho do Bolsa Família 2024, os benefícios são pagos pela Caixa Econômica Federal. Assim, os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) com final 1, foram os primeiros a receber. Hoje recebem aqueles com NIS final 0.
Veja a seguir as datas, quem pode receber os valores e como consultar o benefício. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), ao longo dos meses os benefícios serão pagos durante os últimos 10 dias úteis de cada mês, de forma escalonada — exceto em dezembro, quando o calendário é antecipado.

Calendário de pagamento do Bolsa Família em julho
- 18 de julho de 2024: NIS final 1
- 19 de julho de 2024: NIS final 2
- 22 de julho de 2024: NIS final 3
- 23 de julho de 2024: NIS final 4
- 24 de julho de 2024: NIS final 5
- 25 de julho de 2024: NIS final 6
- 26 de julho de 2024: NIS final 7
- 29 de julho de 2024: NIS final 8
- 30 de julho de 2024: NIS final 9
- 31 de julho de 2024: NIS final 0
Bolsa Família não caiu no Caixa Tem? Saiba o que fazer
Por fim, ainda que os pagamentos do Bolsa Família de julho já tenham iniciado, inúmeros beneficiários podem perceber a ausência dos valores no Caixa TEM, app usado para saque dos pagamentos.
Caso você esteja nessa situação, é possível conferir no próprio app Caixa Tem se existe alguma parcela do benefício bloqueada. É importante também ter atenção as notícias, pois, há alguns dias, o governo iniciou uma série de revisões nos benefícios pagos a população. O Bolsa Família, por ter um grande número de beneficiários, não escapou dessa.
Por isso, mais de 7 milhões de inscritos no CadÚnico, incluindo pessoas com informações incorretas de renda ou que estão com o cadastro desatualizado, passaram pela avaliação do governo e foram descartadas da folha de pagamento.
De acordo com o MDS, mensalmente novas famílias terão os pagamentos bloqueados ou cancelados de vez. Porém, caso o app apresente que o benefício está disponível para saque, mas a família não identificou o depósito na data correta, é preciso conferir se o pagamento não caiu em outra conta.
Para maiores informações consulte a Central da Caixa número 111.