A internet tornou-se um gigantesco mercado de trabalho e dentre as várias possibilidades de atuação, o produtor de conteúdo surge como protagonista. Mas muitos se questionam: um produtor de conteúdo digital pode se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI)?
Vamos lá! Produzir conteúdo envolve uma ampla gama de atividades abrangendo a criação de posts para blogs, vídeos para o YouTube, eBooks, podcasts, dentre outros. Mas nem todas essas atividades se enquadram no regulamento do MEI, um regime simplificado e facilitado para a legalização e a tributação de pequenos negócios. Então aqui está a resposta: depende!
Possíveis categorias de produtor de conteúdo no MEI
Existem algumas categorias sob a designação de MEI onde um produtor de conteúdo pode se enquadrar. Voltemos aos requisitos básicos para enquadrar-se como MEI: um faturamento de até R$ 81 mil por ano, não ter sociedade ou titularidade em outra empresa e exercer uma das atividades previstas na legislação. Tais categorias incluem:
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO JORNAL JF pelo WhatsApp
Editor de vídeo

Se você produz conteúdo audiovisual para plataformas como YouTube, Instagram, TikTok ou para clientes, a categoria editor de vídeo pode ser uma opção. Para ser bem-sucedido, são necessárias ferramentas de edição de vídeo, como o CapCut Online, uma plataforma gratuita que permite a criação de vídeos impressionantes sem a necessidade de fazer download.
Leia mais: Atenção Idosos: Benefícios do Uso da Cannabis Medicinal
Redator Web
Para os criadores de conteúdo escrito, a categoria produtor de conteúdo para Internet é uma possibilidade. Essa categoria exige habilidades de escrita, conhecimento sobre SEO e dominância dos temas que você discute.
Professor conteudista
Se seus conteúdos são direcionados à educação, a categoria professor conteudista é uma excelente alternativa. Para atuar, é preciso ter formação ou especialização nos assuntos que você ensina e habilidades de comunicação.
Leia mais: Como acelerar o metabolismo para emagrecer? Confira as melhores dicas
Como se formalizar como MEI?
Uma vez identificada a categoria para se enquadrar, é hora de oficializar o seu negócio. O processo de formalização é simples e rápido, basta acessar o Portal do Empreendedor e seguir algumas etapas simples.
A partir do momento que se torna um MEI, alguns benefícios e responsabilidades surgem. Dentre eles, a necessidade de pagar o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) mensalmente e emitir notas fiscais quando necessário. Em contrapartida, você ganha o direito a benefícios previdenciários como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade.
Assim, a resposta é sim! Um produtor de conteúdo pode se tornar um MEI dependendo da categoria de atuação. Ao se formalizar, é possível transmitir confiança e profissionalismo ao público, além de desfrutar dos benefícios. E com as ferramentas certas, é mais fácil oferecer serviços de qualidade e fazer um bom dinheiro na internet.
Leia mais: Atenção Idosos, Mingau de Aveia Pode Ajudar a Controlar Glicose de forma rápida- Veja
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!