Muitas pessoas sonham com o dia de sua aposentadoria, mas geralmente desconhecem alguns pontos importantes para isso. Nos requerimentos feitos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é bastante comum haver indeferimentos por ausência de dados básicos. Em diversas situações, o segurado não fornece, por exemplo, o número da carteira de identidade ou do CPF, informações fundamentais.
Com o intuito de evitar essa frustração, é crucial verificar se a documentação está completa antes de submeter o pedido. Vale lembrar que isso vale para todos os tipos de benefícios ofertados pelo INSS.
Acompanhe nosso artigo e conheça os 5 erros mais comuns nos pedidos de aposentadoria que você precisa evitar!
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Erros mais comuns nos pedidos de aposentadoria

Aos que buscaram a aposentadoria por tempo de contribuição, as pendências mais frequentes identificadas pelos servidores do INSS no exame dos requerimentos são a falta de comprovação do período de recolhimento das contribuições previdenciárias e a ausência de anexação da Carteira de Trabalho no pedido de concessão.
Para os que requisitaram o benefício por incapacidade (antigo auxílio-doença), o maior empecilho é a ausência da data de afastamento do trabalho no documento. Já as solicitações do BPC/Loas dependem de avaliação social e de perícia médica.
Por que é importante fornecer todos os dados corretamente?
O segurado deve ter todo cuidado ao requerer o benefício. Fornecer corretamente os dados evita que o pedido de concessão caia em exigência, ou seja, recusado.
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Documentos completos e corretos facilitam a análise e a liberação do benefício pelo INSS. Quando isso não acontece, cria-se um impasse tanto para o segurado, que não terá a concessão, quanto para o INSS, que vê sua fila de espera estagnada.
Qual a importância de manter o cadastro no INSS atualizado?
Outro ponto importante é a atualização do cadastro no INSS ao longo do tempo de serviço. Se as informações estiverem atualizadas no sistema do instituto, a concessão pode ocorrer de maneira imediata. Logo, é sempre recomendável manter o cadastro com as informações atualizadas.
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Os requerimentos de concessão podem ser feitos pelo site Meu INSS, ligação para a Central 135 e nas Agências da Previdência Social (APS). Vale ressaltar, no caso do uso do site do Meu INSS para envio da documentação, que o segurado deve certificar-se de que a digitalização dos documentos ficou legível para evitar problemas. Caso o pedido seja recusado, o segurado pode recorrer ao Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).
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Estas são as principais informações que todo trabalhador deve saber para obter os benefícios do INSS. Mantenha seu cadastro atualizado, forneça todos os dados corretamente e verifique sua documentação antes de fazer a submissão para garantir uma resposta positiva para o seu pedido.
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