SAIU AGORA! INSS confirma suspensão de benefício de aposentadoria em breve. Veja em seguida todas as informações!
Em um anúncio recente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou sua intenção de conduzir uma nova operação pente fino nos benefícios previdenciários, para fins de revisão. Nesse sentido, essas revisões pretendem identificar possíveis irregularidades ou fraudes nos pagamentos e, caso encontradas, se tome medidas para suspender ou cancelar os benefícios.
A seguir, apresentamos uma lista de benefícios que podem sofrer com a suspensão além da aposentadoria. Bem como, as situações em que as perícias médicas de revisão são dispensadas. Continue acompanhando para mais informação!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Suspensão de aposentadoria e outros benefícios do INSS

Conforme divulgado pelo órgão previdenciário, todos os benefícios que apresentarem possíveis irregularidades serão submetidos à operação pente fino. Isso inclui, por exemplo, os benefícios com perícia médica superior a seis meses, entre outros casos.
Leia em seguida: Aumento de R$141 é anunciado para Aposentados – Veja agora essa novidade
Portanto, a perícia médica pode estar relacionada tanto ao benefício por incapacidade temporária (anteriormente conhecido como auxílio-doença) quanto ao benefício por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez).
Se você é beneficiário de um desses benefícios que requerem perícia, é essencial ficar atento para evitar a suspensão do seu pagamento pelo INSS em 2023.
Outro benefício que estará como alvo da operação é o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Especialmente se o beneficiário não tiver atualizado seu cadastro nos últimos dois anos. Nesse caso, o risco de ter o benefício suspenso ou cancelado aumenta significativamente.
Sendo assim, manter o cadastro em dia para evitar problemas com o benefício se torna indispensável. No que se refere a pensão por morte, precisamos destacar que a concessão baseada em documentos falsos ou inválidos pode resultar na suspensão, ou no cancelamento dos pagamentos.
Leia mais: 14 SALÁRIO ANTECIPADO pelos BANCOS – Entenda como contratar
Já na aposentadoria especial, o foco principal da revisão vai estar na verificação da exposição a agentes prejudiciais à saúde. Por isso, os beneficiários precisam ficar cientes das regras para evitar quaisquer problemas com seus benefícios, como a suspensão feita pelo INSS.
Dessa forma, o salário-maternidade também pode ser suspenso pelo INSS e não apenas benefício de aposentadoria, como muitos segurados imaginam. Nessa situação, a revisão vai estar voltada para os que não tiverem comprovada a qualidade de segurado e o nascimento, ou em casos de adoção que o salário é concedido.
O pente fino, além de poder, gerar a suspensão do benefício do INSS, pode resultar na modificação do salário da aposentadoria. Desse modo, ao receber uma notificação do Instituto, você deve seguir o procedimento solicitado para evitar a suspensão ou o cancelamento do seu benefício.
Quem não precisa fazer a perícia revisional?
Como mencionamos, em caso de irregularidades, o segurado pode sofrer coma suspensão do seu benefício de aposentadoria pelo INSS. Mas, em alguns casos que precisam de perícia médica, a revisional está dispensada. Ou seja:
Leia em seguida: Acaba de sair Nova Carteirinha para Idoso – Veja agora
- Aposentados por idade, por tempo de contribuição ou por pontos;
- Pensionistas que recebem pensão por morte de cônjuge ou companheiro;
- Segurados que já tenham completado 60 anos de idade;
- Segurados que já tenham recebido o benefício por incapacidade permanente ou temporária por mais de 15 anos e tenham mais de 55 anos de idade.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!