Todos os anos, muitos brasileiros aguardam ansiosamente pela restituição do Imposto de Renda (IR), que pode proporcionar um alívio financeiro significativo, neste contexto, dentro dos CPFs premiados com o pagamento da restituição se vê uma oportunidade para os contribuintes receberem valores devidos de forma antecipada e organizada.
A restituição não apenas devolve parte dos impostos pagos, mas também pode ajudar a equilibrar as finanças pessoais, incentivando um planejamento econômico mais eficaz. Entenda como funciona esse processo e como ele pode beneficiar os contribuintes premiados.
O que é a Restituição do Imposto de Renda?

A restituição do Imposto de Renda é o valor que a Receita Federal devolve ao contribuinte que pagou mais tributo do que o necessário. Esse ajuste ocorre após o envio da declaração anual.
Leia Mais: SAIU AGORA: INSS Antecipou Pagamento para Este Grupo de Aposentados – Veja Como Receber!
A devolução ocorre porque você antecipa o pagamento do imposto ao longo do ano, como no caso do desconto na folha de pagamento para trabalhadores com carteira assinada.
Ao informar o volume de receitas e despesas dedutíveis e cruzar as informações, a Receita Federal pode verificar que você pagou um valor de imposto ao longo do ano maior do que o devido, resultando em um valor de restituição.
CPFs premiados com direito à restituição do IR
As pessoas obrigadas a declarar o Imposto de Renda, bem como aquelas que optam por enviá-lo voluntariamente, podem ter direito à restituição, caso haja saldo a receber.
Leia Mais: URGENTE: Jornal Nacional Confirma Importante Mudança no INSS – Veja agora
Após enviar a declaração, você saberá se tem imposto adicional a pagar ou um valor a ser reembolsado como restituição.
Datas dos pagamentos da Restituição do IR ?
Os pagamentos terão início em 31 de maio, o mesmo dia em que termina o prazo para a declaração. Mais de 5,5 milhões de contribuintes serão beneficiados, totalizando um crédito de R$ 9,5 bilhões, incluindo restituições residuais de períodos anteriores.
As restituições do IR 2024 serão distribuídas em cinco lotes, conforme divulgado pela Receita Federal. O período para submissão das declarações começou em 15 de março. Desse modo, confira as datas dos pagamentos:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 28 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 30 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
Como fazer a consulta da restituição?
Consultar é fácil e pode ser feito através do site da Receita Federal, pelo Centro de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda. No entanto, a consulta só fica disponível após o envio e a confirmação da declaração pela Receita.
Leia Mais: SAIU AGORA: 13º Salário do INSS com Desconto na Segunda Parcela – Veja Detalhes!
Pelo site, acesse “Consulta Restituição IRPF”. Em seguida, digite seu CPF, escolha o ano da declaração que pretende verificar, insira sua data de nascimento, o código da imagem e clique em “consultar“.
No e-CAC, vá para a seção de “Reembolso e Compensação“, em seguida, selecione a categoria de reembolso e, por último, escolha a alternativa “Extrato e Processamento de DIRPF“. No aplicativo da Receita Federal, selecione a opção “Consulta Restituição” e informe o CPF e o ano da declaração.
Em todas essas opções, você pode acompanhar o status da restituição. Assim, se houver um valor a ser devolvido, fique atento ao calendário de pagamentos divulgado pela Receita. Dessa forma, o próprio aplicativo envia uma notificação quando a restituição for paga.
Veja Também: JUSTIÇA LIBEROU + de 2 BILHÕES para os APOSENTADOS e PENSIONISTAS do INSS!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!