O pontapé inicial da Copa América 2024 já foi dado. Um evento que promete ser repleto de emoções com a participação de 16 seleções de ponta.
As expectativas são altas para os jogos que serão realizados em palcos espetaculares nos Estados Unidos. A Argentina e o Canadá farão a abertura no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, prometendo um espetáculo de futebol hoje, 20/06, às 21h, horário de Brasília.
A equipe brasileira, que tem sua estreia marcada para a próxima segunda-feira, 24 de junho, contra a Costa Rica no SoFi Stadium em Los Angeles, traz consigo histórias de um passado rico e muitas curiosidades que abalaram a estrutura do torneio desde sua primeira edição, em 1916.
E as expectativas estão elevadas para ver como essas narrativas se desenrolarão neste ano.
Quem são os grandes nomes desta edição da Copa América?

Entre os protagonistas, não podemos deixar de mencionar Pelé e Maradona. Duas lendas que, apesar de sua incontestável genialidade nos campos, nunca levantaram o troféu deste torneio.
O “Rei” participou em 1959 e Maradona esteve presente em várias edições, mas sem conseguir conquistar o tão almejado título.
Curiosidades que marcaram a história da Copa América
Desde a introdução de seleções convidadas em 1993, o torneio ganhou uma amplitude ainda maior.
Essa estratégica inclusão trouxe, dessa forma, times do Japão e Catar, representantes asiáticos que participaram em 1999 e 2019, respectivamente.
Além disso, essa diversidade apenas aumenta o calibre e a internacionalidade do evento, tornando cada partida imprevisível e emocionante.
Quais incidentes incríveis ocorreram em edições passadas?
Uma das histórias mais inusitadas vem de Martin Palermo, o jogador argentino que perdeu três pênaltis em um único jogo durante a Copa América de 1999.
Esse evento peculiar ocorreu num confronto contra a Colômbia, onde a Argentina saiu com uma vitória de 3 a 0, apesar das falhas consecutivas de Palermo.
Por outro lado, a Seleção Brasileira, ao contrário do que acontece na Copa do Mundo, não é uma presença constante em todas as edições da Copa América.
Dessa forma, a equipe é a quinta com mais participações, totalizando 35, atrás de países como Paraguai, Chile, Argentina e Uruguai. Cada torneio é uma nova chance para redefinir sua história e talvez 2024 seja o ano para um novo capítulo.
- Argentina, o único país tricampeão consecutivo (1945, 1946, 1947).
- Paraguai alcançou a final em 2011 sem ganhar nenhum jogo no tempo regulamentar.
- Equador e Venezuela ainda buscam seu primeiro título na competição.
Com esses elementos, a Copa América de 2024 promete mais do que apenas futebol; é uma celebração de talento, história e, claro, momentos inesperados no esporte mais amado do mundo.
Mantenha-se ligado para mais atualizações e histórias da Copa América!